CUCA SERÁ APRESENTADO HOJE (21), como novo técnico do Corinthians, 21º clube de sua carreira, iniciada em 1998 no Uberlândia Esporte Clube, o alviverde do Triângulo Mineiro. O contrato será até o final do Campeonato Brasileiro de 2023 e ele terá como assistente o irmão Avlamir Dirceo Stival, de 51, oito anos mais novo, e Dirceu Cerqueira como analista de desempenho. Fernando Lazaro, que venceu 14 dos 24 jogos, será mantido na comissão técnica permanente.
NAS 11 EQUIPES em que jogou como meia-atacante, entre 84 e 96, Cuca só foi campeão em quatro: Grêmio, no tricampeonato gaúcho de 88-89-90, na Copa do Brasil de 89 e na Supercopa do Brasil de 90; no Internacional, campeão gaúcho em 91; no Remo, campeão paraense em 94, e na Chapecoense, campeão catarinense em 96. O Grêmio foi o time em que mais jogou (169) e mais fez gols (63), entre 1987 e 1990. Valladolid, da Espanha, seu único time fora do Brasil.
SÓ 11 ANOS DEPOIS de iniciar a carreira de técnico, Cuca conseguiu o primeiro título, o de campeão carioca de 2009 no Flamengo. Foi campeão mineiro de 2011 no Cruzeiro, mas foi no Atlético que obteve seu melhor desempenho, o de campeão mineiro, brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, igualando a tríplice coroa de Luis Felipe Scolari, que considera seu espelho como treinador: “O mais aplicado, sério e correto de quantos bons profissionais conheci”.
AO DIRIGIR O CORINTHIANS pela primeira vez, no jogo de domingo (23) com o Goiás, no estádio da Serrinha, em Goiânia, Cuca estará completando 1.046 jogos como técnico, com o retrospecto de 526 vitórias, 270 empates, 249 derrotas. Cuca vê o futebol como um esporte simples e objetivo. Seus times sabem ocupar bem o espaço defensivo e se lançar ao ataque com muita velocidade. Ele sabe orientar e exercer liderança de grupo sem grito, mesmo nos piores momentos.
NASCIDO ALEXI STIVAL, na 6ª feira, 7 de junho de 1963, em Curitiba, Cuca se encaixa entre os curiosos do signo de Gêmeos, que gostam de criar linhas de raciocínio e especulações. Ganhou o apelido aos três anos, quando já fazia suas artes, e só ficava mais quieto quando a mãe, Nilde Stival, dizia que ia chamar o delegado Cuca para pegá-lo. Avlamir, o irmão mais novo, passou a ser Cuquinha; o mais velho, Amauri, gosta de ajudá-lo como olheiro de certos jogos.
Foto: CNN