Depois de duas semanas e meia de isolamento, os jogadores do Borussia Dortmund estarão de volta aos treinos hoje (30), informou o técnico Lucien Favre, ex-meia suíço de 62 anos, que comanda o time desde 2019, quando ganhou a Supercopa da Alemanha. Ele antecipou que o planejamento foi feito e bem explicado a todos, que treinarão em duplas e mantendo a distância de pelo menos um metro, conforme recomendação do médico.

PRAZO MAIOR – O Campeonato Alemão foi interrompido na rodada 27, faltando mais sete, e o Borussia Dortmund, vice-líder, está a quatro pontos do Bayern de Munique, líder com 55 pontos. A Federação Alemã de Futebol chamou os clubes para uma reunião amanhã (31), esperando que todos estejam de acordo com a proposta de aumentar o prazo para a volta do campeonato só em maio, prorrogando a pausa em vigor até o dia 15 para 30 de abril.

CONSENSO – “Temos responsabilidade e estamos conscientes de que deve haver consenso, o que também ajudará a evitarmos o desemprego” – salientou o técnico do Borussia Dortmund. Por sua vez, o meia Emre Can, de 26 anos, alemão de origem turca, comprado da Juventus, há um mês, endossou a posição de Lucien Favre: “Todos devem seguir a linha do raciocínio lógico. O momento afeta o mundo e o bom senso é a solução”.

OS LÍDERES – Entre jogadores e comissão técnica do Bayern, 29 vezes campeão e ganhador dos últimos sete campeonatos, a posição é de concordância, como destacou o artilheiro Robert Lewandowski, de 31 anos: “É uma situação mais delicada do que complicada, com prejuízo para todos os setores e o futebol faz parte”. Lewandowski é polonês, já marcou 230 gols em 275 jogos pelo time de Munique, em que atua desde 2014.

BRASILEIRO – O meia carioca Philippe Coutinho, de 27 anos, revelado no Vasco, não está nos planos do Bayern para 2020-2021, temporada em que gostaria de voltar à Inglaterra, onde jogou no Liverpool, antes de sair para o Barcelona. O bicampeão espanhol o emprestou de graça ao Bayern, mas o heptacampeão alemão não mostrou interesse, após atuações discretas em 31 jogos e 9 gols. O Barcelona também não o quer de volta.

JOGO VIRTUAL – As seleções da Alemanha e da Espanha disputarão um jogo virtual, que será exibido na internet, nesta última segunda (30) de março. Antes do problema da epidemia do coronavírus, espanhóis e alemães haviam acertado um amistoso, na mesma data, no estádio Wanda Metropolitano, do Atlético de Madrid. A Alemanha também havia combinado amistoso com a Holanda, sexta, 3 de abril, na Arena Cruyff, em Amsterdam.

Foto: Divulgação – Borussia Dortmund