O VASCO ESTÁ DE VOLTA À SÉRIE A, depois de cinco rebaixamentos, e pela primeira vez com o futebol dirigido por um grupo de sociedade anônima, que iniciou a reformulação pela contratação de um técnico que acumulou três temporadas consecutivas em equipe de clube empresa. Mauricio Barbieri, paulistano de 41 anos, é estudioso, preparado e com boa visão do jogo, mas o retrospecto de 58 vitórias e 51 derrotas, em 151 jogos no Bragantino, não chega a ser animador.
O INÍCIO DA TEMPORADA não correspondeu. O Vasco foi eliminado nas semifinais do Campeonato Carioca pelo Flamengo, e da Copa do Brasil, em que não mostrou competência para ganhar, em casa, do bem modesto ABC, da Série B. Na reestruturação do elenco, chegaram como boas promessas, o goleiro Leo Jardim; os laterais Puma e Piton; o zagueiro Leo e o volante Jair. A volta de Andrey, por empréstimo do Chelsea, também foi muito boa.
O VASCO AINDA NÃO MOSTROU poder de fogo no início de 2023. Pedro Raul não tem correspondido como no Goiás, e está chegando Rwan, atacante de 21 anos, o segundo emprestado pelo Santos, depois da experiência que não deu certo com Raniel. O Campeonato Brasileiro é a táboa de salvação do Vasco, que pode até mesmo ser avaliado antes que se completem as 38 rodadas. Uma sequência sinuosa e difícil, como já se verá na estreia de amanhã (15) com o Atlético Mineiro.
- O ATLÉTICO foi 7º na Série A de 2022, com 58 pontos, 15 vitórias, 10 derrotas, 13 empates, saldo de 8 gols, 45 marcados, 37 sofridos. O Vasco terminou em 3º na Série B de 2022, com 64 pontos, 17 vitórias, 10 derrotas, 11 empates, saldo de 12 gols, 48 marcados, 36 sofridos.
- ATLÉTICO x VASCO, amanhã (15), no Mineirão, será apitado pelo paulista Raphael Claus, de 43 anos, ex-soldado da bateria de comandos do Exército. Foi um dos árbitros brasileiros na Copa de 2022 no Catar, muito criticado pelo acréscimo de 24 minutos no jogo em que a Inglaterra goleou o Irã por 6 x 2.
- PAULINHO, revelado no Vasco, volta ao time depois de poupado do jogo da Copa do Brasil. Há seis anos, aos 17, ele foi o mais novo a fazer gol no Campeonato Brasileiro de 2017. Não se firmou na Europa, com atuações abaixo do investimento do Bayer Leverkusen, e no Atlético só marcou 4 gols em 16 jogos.
- O ATLÉTICO está esperando de 25 mil a 30 mil torcedores na estreia, depois de seu menor público do ano no Mineirão – 14.964 pagantes -, na virada de 2 x 1 no Brasil de Pelotas, na noite de anteontem (12).
- HULK, ARTILHEIRO do Atlético, diz que ganha motivação especial no Brasileiro, que classifica como “um campeonato dificílimo, de bom nível técnico e bem disputado”. Com 79 gols marcados, Hulk completará 130 jogos pelo Atlético e garante: “Poucas vezes me identifiquei tão bem com um clube, desde que cheguei ao Atlético”.
Fotos: LANCE! e Vasco Notícias