O AMAZONAS FC tornou-se o mais novo da história do futebol brasileiro a conseguir acesso de divisão, com apenas três anos de fundação, e vai disputar a Série C em 2023, depois de garantir a vaga nas semifinais da Série D, ao vencer a Portuguesa, do Rio de Janeiro, por 3 x 2, ontem (28), no estádio Carlos Zamith, em Manaus.
NO JOGO DE IDA, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, a Portuguesa só conseguiu empatar (1 x 1) nos minutos finais, e ontem (28), em Manaus, o Amazonas FC já saiu para o intervalo com 3 x 0, gols do lateral-direito Yuri Ferraz, de cabeça, aos 7, e dos atacantes Miliano, de falta, aos 20, e Ruan, de fora da área, aos 38. Os gols da Portuguesa foram do meia Luan, aos 23 e aos 47 minutos.
O AMAZONAS FC fez a melhor campanha, com 31 pontos, 9 vitórias, 4 empates, 1 derrota e teve o mais expressivo saldo de gols (25), marcando 37 e sofrendo 12. Seu adversário nas semifinais será o Pouso Alegre FC, do município de Pouso Alegre, região serrana do Sul do estado de Minas Gerais, a 373 km de Belo Horizonte.
O POUSO ALEGRE FC, 105 anos mais velho que o Amazonas FC, foi fundado em 15 de novembro de 1913, e voltou a ser dirigido, depois de 34 anos, pelo ex-lateral Paulo Roberto Santos, carioca de 61 anos, que estreou como técnico em 1988. Os jogos do Pouso Alegre são no estádio Manduzão, com 26 mil lugares.






O AMAZONAS FC foi fundado na 5ª feira, 23 de maio de 2019, e no mesmo ano ganhou o Campeonato Amazonense da 2ª divisão, vencendo o São Raimundo EC por 3 x 1. O clube tem o nome do maior estado do país em extensão territorial, com 1.559.167.889 km2, e maior bacia hidrográfica do mundo.
O RIO AMAZONAS tem no Rio Negro, sétimo maior rio do mundo em volume de água, seu maior afluente, à margem esquerda de Manaus, e despeja 300 mil metros cúbicos de água, por segundo, no Oceano Atlântico, lição que aprendi, no Pedro II de Manaus, com mestre Mario Ypiranga Monteiro. Difícil dizer o que é mais bonito: o pôr do sol no Rio Negro ou o encontro das águas do Negro e Solimões. Só Deus!
O UNIFORME DO AMAZONAS FC é amarelo, preto e branco, e o clube adotou como mascote a Onça-pintada, um dos símbolos do estado, maior felino do continente americano e terceiro maior do mundo, depois do tigre e do leão. O presidente do clube é Wesley Couto dos Santos, e o técnico, Rafael Lacerda, ex-zagueiro de 38 anos, natural de São Leopoldo, vice-campeão gaúcho de 2020 com o Caxias.

O TIME DA CLASSIFICAÇÃO: Luis Henrique, Yuri Ferraz, Alison, Luis Gustavo e Henrique Ávila; Christian (Dedeco), Ítalo (Figueroa) e Rafael; Ruan (Robertinho), Miliano (Lucão) e Judá, que honraram o futebol amazonense, sob aplausos de cinco mil torcedores, em jogo limpo e bem apitado pelo gaúcho Leandro Pedro Vuaden.
AMAZONAS FC 3 x 2 PORTUGUESA, na tarde de ontem (28), foi no estádio Carlos Zamith, na Zona Leste de Manaus, lado oposto da cidade onde nasci. Carlos Zamith de Oliveira foi dos bons profissionais com quem iniciei a carreira no rádio. Ele era operador de áudio da Rio Mar, no 8º andar do Iapetec, primeiro edifício de Manaus, na Praça Pedro II, onde Luis Saraiva e eu apresentávamos Rio Mar nos Esportes.
Foto: Jadison Sampaio/Amazonas FC / João Normando / Portal Esporte Manaus / VAVAEL / Semferr Sport