PRIMEIRO DE SETEMBRO HISTÓRICO NO FUTEBOL, com o novo recorde de Cristiano Ronaldo, agora o maior artilheiro do mundo por uma seleção, com 111 gols em 180 jogos, com os dois gols de cabeça, em sete minutos, na virada de Portugal sobre a Irlanda por 2 x 1, na noite desta quarta (1), no estádio do Algarve, pela quarta rodada das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2022 no Catar. Portugal lidera o Grupo A, com três vitórias e um empate.

QUINZE ANOS – O recorde era de Ali Daei, camisa 10, principal jogador de todos os tempos da seleção do Irã, com 109 gols em 149 jogos, entre 1993 e 2006, quando encerrou a carreira, após a Copa do Mundo de 2006, ganhando o apelido de Shahryar (Rei, em iraniano). Foi o primeiro do país a disputar um jogo da Liga dos Campeões da Europa pelo Bayern de Munique, depois de ter atuado em outros dois clubes alemães, o Armínia Bielefeld e o Hertha Berlim. Hoje, aos 52 anos, Ali Daei é um técnico sem clube. O último, em 2019, foi o Saipa, clube comprado pela SAIPA, fabricante de automóveis iraniana. O clube é de Karaj, maior cidade industrial do Irã, a 53 km da capital Teerã.

PRIMEIRO DOS 111 – Foi no sábado, 11 de junho de 2004, no estádio do Dragão, no Porto, que o gaúcho Luiz Felipe Scolari, último técnico campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, escalou Cristiano Ronaldo, pela primeira vez, na seleção de Portugal. Ele entrou no intervalo do jogo com a Grécia, substituindo Rui Costa, e fez o gol aos 45 minutos, primeiro dos 111 gols. Portugal foi o primeiro a perder (2 x 1) um jogo de abertura da Eurocopa, mas os 48 mil torcedores viram o primeiro gol do agora novo recordista mundial.

TRÊS DE CABEÇA – Raro, mas os três gols de Portugal 2 x 1 Irlanda foram de cabeça. O zagueiro John Egan, de 28 anos, 1,85m, que disputa a Premier League pelo Sheffield, fez o gol do primeiro tempo, aos 45 minutos, após escanteio do meia Jamie McGrath. Ainda estava 0 x 0, aos 23 minutos, quando o atacante Diogo Jota aproveitou bem o cruzamento do lateral João Cancelo e acertou a trave irlandesa com uma cabeçada forte.

OUTRA RARIDADE – Logo aos 9 minutos, o volante Jeff Hendrick fez pênalti no meia Bruno Fernandes. Para confirmar, o árbitro esloveno Matej Jug, esloveno de 40 anos, ficou quase três minutos revisando o lance no VAR, enquanto Cristiano Ronaldo segurava a bola na entrada da área. O que seria seu gol 140, de pênalti, acabou sendo a primeira defesa de pênalti do jovem goleiro Gavin Bazunu, de 19 anos, 1,90m, filho de africanos da Nigéria, nascido na Irlanda.

GOLS DA VIRADA – Bola na trave, pênalti perdido e o gol sofrido no fim do primeiro tempo, nada disso foi capaz de tirar a força da seleção portuguesa, bem dirigida pelo engenheiro eletrônico Fernando Santos, ex-zagueiro de 66 anos e técnico da seleção desde 2014, e liderada em campo pelo capitão Cristiano Ronaldo. Ele empatou aos 44, depois do cruzamento de Gonçalo, e fez a virada aos 51, após cruzamento de Gonçalo Guedes. Os três gols do jogo foram no canto esquerdo.

OITO MIL EM DELÍRIO – O estádio do Algarve, na fronteira dos concelhos de Faro e Loulé, foi inaugurado em 2004, ano da estreia de Cristiano Ronaldo na seleção. A capacidade é de 30.500 lugares, mas as autoridades sanitárias portuguesas só liberaram 8 mil torcedores, que foram ao delírio quando Cristiano Ronaldo fez o segundo gol e tirou a camisa para exibi-la. “Ganhou” o terceiro cartão amarelo e não jogará terça (7) com o Azerbaijão, no estádio Olímpico de Baku.

RUI PATRÍCIO, João Cancelo (Gonçalo Guedes), Pepe, Ruben Dias e Raphael Guerreiro (Nuno Mendes); Bruno Fernandes (João Mario), João Palhinha (João Moutinho) e Bernardo Silva; Diogo Jota, Cristiano Ronaldo e Rafa Silva (André Silva) – a seleção líder do Grupo A, com 10 pontos (3 vitórias, 1 empate). Sábado (4), Portugal fará amistoso com o Catar, na Arena Nagyerden, em Debrecen, segunda maior cidade da Hungria, a 200 km da capital Budapeste.

IMPRENSA – O jornal A Bola destaca: “Capitão recordista livra seleção nacional da humilhação”. O jornal Record ressalta: “CR111: os gols que colocaram Cristiano Ronaldo na história do futebol mundial”. O jornal O Jogo salienta: “Noite histórica de Cristiano Ronaldo”. O jornal Diario de Notícias enfatiza: “CR111 bate recorde e salva Portugal mais uma vez”. O canal SIC internacional dobrou o tempo da programação esportiva para repetir os gols de Cristiano Ronaldo.

PRISÃO PERPÉTUA – O zagueiro português Ruben Semedo, de 27 anos, do Olympiacos, está preso desde o último domingo (29) de agosto, acusado de estuprar uma adolescente grega de 17 anos, que disse ter sido embebedada por ele, antes de ser levada para o hotel. Estupro é considerado crime hediondo na Grécia, e Semedo pode ser condenado à prisão perpétua. Na Espanha, entre 2017 e 2019, quando jogou no Villarreal e no Huesca, ele foi três vezes acusado e ficou cinco meses preso: “Chorei muitas noites na prisão e cheguei a pensar que nunca mais jogaria”.

Foto: Isto é Independente | Notícias ao Minuto | CNN Brasil