O ATACANTE EVERALDO, de 32 anos, tornou-se o primeiro a marcar três gols em um jogo do Campeonato Brasileiro de 2023, na vitória do Bahia sobre o Goiás por 6 x 4, neste sábado (7), na abertura da 26ª rodada,. Em 263 jogos do atual campeonato da Série A, o jogo com mais gols (10), seis marcados no primeiro tempo (3 x 3), diante de 6.720 pagantes no Estádio Hailé Pinheiro, no bairro da Serrinha, o que tem o mais elevado índice de desenvolvimento em Goiânia.

O BAHIA É O 11º CLUBE da carreira de Everaldo Stum, de 32 anos, gaúcho de Garibaldi, a 105 km da capital Porto Alegre, revelado nos juniores do Grêmio e estreante na equipe principal em novembro de 2011. Jogou por empréstimo no Caxias, CSA, Figueirense, Paysandu, Água Santa, Santa Cruz e Atlético Goianiense, que o vendeu ao Querâtaro (México) e Chapecoense, que o vendeu em 2020 ao Kashima Antlers, de onde saiu para o Bahia em 2021, campeão baiano em 2022.

EVERALDO MARCOU o 1º gol aos 14 minutos, encobrindo o goleiro Tadeu com chute do próprio campo; fez o 2º gol aos 31, com chute forte da entrada da área, e o 3º gol aos 8 minutos do 2º tempo. Os outros gols do Bahia foram de Gilberto, Rafael Betão e Biel, um dos destaques da 7ª vitória do Bahia, 15º com 28 pontos. Os gols do Goiás foram de Mateus Babi, Hugo e dois de Guilherme, o segundo em cobrança de pênalti, de Rezende em Bruno Melo.

OS TIMES DO JOGO COM MAIS GOLS da Série A de 2023: BAHIA – Marcos Felipe, Gilberto, Xavier, Victor Hugo e Camilo Cândido (Mateus Bahia); Rezende, Yago Felipe (Acevedo) e Thaciano; Cauly (Raul Gustavo), Ademir e Everaldo (Biel). O Bahia venceu o Goiás pela primeira vez como visitante, e o próximo jogo, da equipe do técnico Rogerio Ceni, será dia 18, com o Internacional, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 27ª rodada.

O GOIÁS, do técnico português Armando Evangelista, completou sete jogos sem vitória: Tadeu, Bruno Santos, Lucas Halter (Sidimar), Bruno Melo e Hugo (Sander); Willian Oliveira (Mateus Babi), Guzzo (Luis Oyama) e Guilherme; Palacios, Anderson (Aksson) e João Magno. 18º com 27 pontos, o Goiás sofreu a 11ª derrota em 26 jogos e tem saldo negativo de 12 gols (25 a 37). O Goiás voltará ao Estádio da Serrinha para o jogo com o São Paulo, dia 18, pela 27ª rodada.

EDMUNDO, RECORDISTA ABSOLUTO

O EX-ATACANTE EDMUNDO continua com o recorde de mais gols em um jogo da Série A do Campeonato Brasileiro, ao marcar os seis da goleada de 6 x 0 do Vasco, de branco, com a faixa diagonal preta, sobre o União São João de Araras, do interior paulista, pela 17ª rodada, na noite do sábado, 13 de setembro de 1997, em São Januário.

EM CAMPEONATOS ESTADUAIS, o recordista de gols em um jogo é Dario, o Dadá Maravilha, com 10 gols, nos 11 x 0 do Sport sobre o Santo Amaro, pelo Campeonato Pernambucano, na noite da 4ª feira, 7 de abril de 1976, no estádio da Ilha do Retiro. O carioca Dario é o quarto maior artilheiro brasileiro com 926 gols, dos quais 95 em 122 jogos pelo Sport.

DARIO BATEU O RECORDE do ex-ponta-esquerda Dalmar, do Cruzeiro, que marcou 9 gols dos 16 x 0 sobre o Renascença pelo Campeonato Mineiro, domingo, 20 de novembro de 1966, no Mineirão. Dalmar havia superado o recorde do rei Pelé, que fez 8 gols nos 11 x 0 do Santos no Botafogo de Ribeirão Preto, no sábado, 21 de novembro de 1964, na Vila Belmiro.

Fotos: Rádio Itatiaia, Divulgação / Site oficial do Vasco e Twitter