REAL MADRID, recordista com 14 títulos, e o estreante Napoli, estarão no sorteio das quartas de final da Liga dos Campeões, 6ª feira (17), após se classificarem hoje (15), com goleadas no placar agregado: Real Madrid 6 x 2 Liverpool (5 x 2 no jogo de ida na Inglaterra), Napoli 5 x 0 Frankfurt (2 x 0 no jogo de ida na Alemanha).

O REAL MADRID venceu o Liverpool por 1 x 0, gol de Benzema, aos 33 do 2º tempo, com assistência de Vinicius Junior, mesmo caído, diante 63.127 torcedores, no estádio Santiago Bernabeu. O jogo teve atuação destacada dos goleiros de 30 anos, o belga Courtois, de 2 metros, e o gaúcho Alisson, de 1,94m, do Liverpool.

O JOGO DE 20 TÍTULOS, Real Madrid (14), Liverpool (6), confirmou o nível elevado do futebol europeu. O técnico Carlo Ancelotti, italiano de 63 anos, do Real Madrid, resumiu a atuação estupenda dos meias Toni Kroos e Luka Modric, que saíram ovacionados: “Jogam porque merecem, não pelo passado que têm no clube”.

TONI KROOS, alemão de 33 anos, quase 400 jogos, desde 2014 no Real Madrid, deu as cartas do jogo, aliando sua experiência à do croata Luka Modric, de 37 anos, quase 500 jogos, desde 2012 no clube. Dos novatos, o volante francês Eduardo Camavinga, de 20 anos, se sobressaiu, inclusive por uma bola no travessão.

REAL MADRID 1 x 0 LIVERPOOL transcorreu em ordem e os torcedores ingleses aplaudiram, ao ouvirem no final o hino de seu clube. 24 faltas comuns (7 do Real Madrid), e o árbitro alemão Felix Zwayer, de 41 anos, agente imobiliário em Berlim, só advertiu com cartão amarelo seu compatriota, o técnico Jurgen Klopp.

                                  NAPOLI, 1ª VEZ NAS QUARTAS

O NAPOLI havia vencido o Eintracht Frankfurt, na Alemanha, por 2 x 0, e confirmou a classificação às quartas de final, pela primeira vez, com os 3 x 0 da noite de hoje (15), diante de 60.240 torcedores, lotação máxima do estádio Diego Maradona. O líder e virtual campeão italiano realiza em 2022-23 uma campanha quase perfeita.

VICTOR OSIMHEN, nigeriano de 24 anos, artilheiro do Italiano com 19 gols, marcando o 1º e o 2º desta noite, e o meia polonês Piotr Zielinski, de 28 anos, fez o 3º de pênalti. O inglês Anthony Taylor, de 44 anos, teve mais uma arbitragem nota 10. Marcou 20 faltas (duas do Napoli) e só advertiu dois alemães com amarelo.

SEM BRASILEIRO, o time de Luciano Spalletti, técnico de 64 anos, teve outra atuação destacada, sobressaindo-se nas ações pelo lado direito o bom entrosamento do lateral Di Lorenzo e do ponta Politano. O cruzamento para Victor Osimhen marcar de cabeça o primeiro gol foi de muita precisão.

                                           OS OITO DAS QUARTAS DE FINAL

A ITÁLIA TERÁ TRÊS EQUIPES – Napoli e os arquirrivais de Milão, Inter e Milan – nas quartas de final da Liga dos Campeões de 2022-23, o que não acontecia desde 2005-06. A Inglaterra tentará o título com o londrino Chelsea e o Manchester City. O Real Madrid é favorito, seguido do Bayern, e o Benfica apenas como o menos cotado.

O SORTEIO SERÁ 6ª FEIRA (17), na sede da União Europeia de Futebol, na cidade suíça de Nyon, sem cabeças de chave, podendo haver confronto de equipes do mesmo país e até que já tenham se enfrentado na atual Liga dos Campeões. Os jogos de ida das quartas de final nos dias 11 e 12 de abril, e os de volta em 18 e 19.

AS SEMIFINAIS, TAMBÉM em ida e volta, serão disputadas em maio, nos dias 9 e 10, e 16 e 17. A grande final será no sábado, 16 de junho, no Estádio Olímpico Ataturk, com 75 mil lugares, em Istambul, maior cidade da Turquia, com 18 milhões de habitantes; 2ª maior da Europa, dividindo com Londres, e quarta maior do mundo.

Fotos: Real Madrid