Será observado, com muito respeito, em todos os jogos da décima quarta rodada do Brasileirão 2019 neste fim de semana, um minuto de silêncio, em homenagem a Altair – 1938 – 2019 -, lateral-esquerdo do Fluminense, que jogará de luto, amanhã (10), e da seleção brasileira. Ele sofria do Mal de Alzheimer há sete anos e foi sepultado hoje (9).
LEMBRANÇA – Altair foi lateral e às vezes zagueiro do Fluminense. A melhor lembrança que guardo dele foi a da campanha do título carioca de 59, que o time voltou a ganhar depois de oito anos e com o mesmo técnico campeão de 51, mestre Zezé Moreira. No 4-2-4 da época, o time campeão de 59 foi Castilho, Jair Marinho, Pinheiro, Clóvis e Altair; Edmilson e Paulinho; Maurinho, Waldo, Telê e Escurinho. Altair participou de 21 dos 22 jogos.
542 JOGOS – Altair disputou 542 jogos e marcou três gols. Foi do primeiro time carioca campeão (invicto) do Rio-São Paulo de 57, ano em que o Fluminense perdeu (6 x 2) a final do campeonato para o Botafogo. Campeão carioca pela segunda vez em 64 – atuou em 24 dos 26 jogos, sob o comando do mestre Tim – e ainda foi campeão da Taça Guanabara de 66, ano em que fez também o último dos 22 jogos pela seleção brasileira.
DE ALTO LUXO – Altair estreou na seleção em 20 de setembro de 59, no 1 x 0 sobre o Chile, e jogou pela última vez em 15 de julho de 66, em Liverpool, na derrota (3 x 1) para a Hungria, em que o Brasil foi eliminado da Copa. Em 62, no Mundial do Chile, foi, como ele próprio gostava de dizer, “um reserva de luxo do mestre Nilton Santos, o melhor do mundo”. Altair ganhou 16, empatou 2 e perdeu 4 dos 22 jogos pela seleção.
PROJETOS – Nascido em Niterói em 22 de janeiro de 1938, Altair Gomes de Figueiredo era tricolor de coração e dizia orgulhoso: “Fui muito ao Maracanã ver Castilho e Pinheiro, meus ídolos, e jamais podia imaginar que jogaria e seria campeão com eles”. Ao encerrar a carreira, Altair desenvolveu projetos sócio-educativos para jovens com o apoio da Prefeitura de Niterói. Que Deus dê muita luz ao espírito de Altair.
Foto: Reprodução Instagram