INDEPENDENTE DO RESULTADO, Barcelona e Atlético de Madrid, com 38 pontos, disputarão neste sábado (21) o superclássico da 18ª rodada de La Liga. O vencedor se isolará na liderança ou o empate fará do Real Madrid, 3º com 37, o novo líder, se vencer domingo (22), em casa, o Sevilha, 11º com 22 pontos.

O MOMENTO DAS EQUIPES é distinto. O líder Barcelona, do técnico alemão Hans Flick, com 12 vitórias, só venceu um dos últimos cinco jogos do campeonato, e o vice-líder Atlético, do técnico argentino Diego Simeone, vem de seis vitórias consecutivas com atuações convincentes.

O JOGO SERÁ ÀS 9 DA NOITE, 5 da tarde no Rio, com previsão de tempo nublado e temperatura de seis graus, no Estádio Olímpico de Montjuic, bela colina dos arredores de Barcelona, de onde se tem visão deslumbrante do porto e da parte antiga da linda capital da Catalunha.

ENQUANTO O CAMP NOU só deve ser parcialmente reaberto em março de 2025, o Barcelona está mandando os jogos no Montjuic, com 55 mil lugares, inaugurado em 1992, quando a geração de Guardiola ganhou o ouro olímpico, com 3 x 2 sobre a Polônia na grande final no Camp Nou.

O BARCELONA conta com os gols do artilheiro Lewandowski (16) e do vice Raphinha (11), que fez no braço a tatuagem Tudo Passa, segundo ele, “nos bons e nos maus momentos também”. O ponta da seleção brasileira foi muito elogiado pelo argentino Simeone, técnico do Atlético de Madrid.

NA ABERTURA da 17ª rodada do Italiano, o Milan venceu o Verona por 1 x 0, gol do meia Reijnders, de 26 anos, da seleção holandesa, na noite desta 6ª (20), no estádio Marcantonio Bentegodi. 7ª vitória do time do técnico português Paulo Fonseca, 7º com 26 pontos, menos 11 que a líder Atalanta, que joga domingo (22), em casa, com o Empoli (10º).

NA ABERTURA da 15ª rodada da Liga Portugal, 5ª vitória do Casa Pia (7º), 3 x 1 no Arouca (17º, penúltimo), que sofreu nesta 6ª feira(20) a 10ª derrota em 15 jogos e tem a defesa mais vazada (17). Terceiro com 34 pontos, o Porto joga neste sábado (21), fora de casa, com o Moreirense (8º).

NA ABERTURA da 18ª rodada de La Liga, 7ª vitória do Girona, que impôs a 12ª derrota ao Valladolid, penúltimo, na estreia do técnico argentino Diego Cocca, ex-meia de 52 anos, após a demissão do uruguaio Paulo Pezzolano, que Ronaldo Fenômeno levou do Cruzeiro.

AGORA CANDIDATO à presidência da CBF, Ronaldo Fenômeno terá que vender os 72% das ações que comprou do Valladolid por 30 milhões de euros, em setembro de 2018. Em sua gestão, sob alguns protestos, o clube do Noroeste da península ibérica teve dois rebaixamentos e dois acessos.

Foto: ESPN Nrasil