Escolha uma Página

AO COMPLETAR 812 JOGOS como técnico, desde 2001, quando assumiu a Fiorentina, o italiano Roberto Mancini, ex-atacante de 58 anos, sentiu-se muito constrangido ao ser proibido de dar entrevista, após estrear com derrota no comando da seleção da Arábia Saudita por 3 x 1 para a seleção da Costa Rica, no amistoso de ontem (9), no estádio St. James Park, do Newcastle FC, de 131 anos, um dos clubes mais antigos da Inglaterra, a 397 km da capital Londres.

A PROIBIÇÃO FOI IMPOSTA, ao melhor estilo da lei da mordaça de ditadores, pelo ministro de Esportes Abdoulaziz bin Saud, de 40 anos, que também não permitiu que os jogadores sauditas falassem com os jornalistas. Mancini é o técnico mais bem pago do mundo, com 25 milhões de euros por ano (R$131 milhões), assumiu em 28 de agosto, e assinou contrato até 2027, quando a Arábia Saudita será a sede da Copa da Ásia.

OS TORCEDORES INGLESES protestaram na entrada do estádio, bem antes do início do amistoso, com faixas, cartazes e palavras de ordem contra o desrespeito do governo saudita pelos direitos humanos. Depois de 131 anos de fundação, em 9 de dezembro de 1892, o Newcastle foi comprado pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita por 300 milhões de libras, moeda mais valorizada do mundo, equivalente a 2 bilhões e 300 milhões de reais.

OS TORCEDORES GRITARAM que “os sauditas usaram a fortuna do dinheiro imundo, como lavagem de dinheiro, para comprar um clube construído por pessoas de bem, limpas”. Depois da derrota para a Costa Rica, a seleção da Arábia Saudita voltará ao estádio do Newcastle para outro amistoso, 3ª feira (12), com a seleção da Coreia do Sul, que 5ª feira (7) ficou no 0 x 0 com o País de Gales.

ROBERTO MANCINI dirigiu a seleção italiana em 61 jogos, nos últimos cinco anos, com 37 vitórias, 15 empates, 9 derrotas, sem conseguir classificação para as Copas do Mundo de 2018 e 2022. Ele surpreendeu torcedores e críticos italianos, ao dizer, quando assumiu a seleção da Arábia Saudita, que “era difícil convocar a seleção, devido ao baixo nível técnico dos jogadores da Série A italiana”. O único grande feito de Mancini foi a conquista da Eurocopa de 2020 na Inglaterra.

OUTRO TÉCNICO ITALIANO ESTREIA MAL

EX-NAPOLI, atual campeão, o técnico Luciano Spaletti, ex-zagueiro de 64 anos, estreou mal no comando da seleção italiana, que só empatou ( 1 x 1), ontem (9), com a Macedônia do Norte, pelas eliminatórias para a Eurocopa de 2024, na Arena Tose Proeski, em Escópia, a capital do país, no Sudeste da Europa. O atacante Ciro Immobile, da Lazio, fez 1 x 0 de cabeça, aos 2 minutos do 2º tempo, e o meia Enis Bardhi empatou aos 36, em bela cobrança de falta.

FOI O REENCONTRO das seleções, após a Macedônia do Norte eliminar a Itália, na repescagem das eliminatórias para a  Copa do Mundo de 2022. O empate de ontem (9) deixou a seleção italiana em 3º lugar no Grupo C, com 4 pontos, embora com menos dois jogos. A Ucrânia, com 7 pontos, está em 2º, após o 1 x 1 com a Inglaterra, que perdeu os 100% de aproveitamento, mas manteve a liderança folgada com 13 pontos. 

APÓS SER INVADIDA pela Rússia, a Ucrânia está mandando seus jogos no estádio municipal de Breslávia, quarta maior cidade da Polônia, a 350 km da capital Varsóvia, onde empatou ontem (9) com a Inglaterra. O meia Zinchenko, do Arsenal de Londres, abriu o placar para a Ucrânia, e o lateral Kyle Walker, do Manchester United, empatou. Mesmo sem fazer gol, o capitão e artilheiro Harry Kane, que trocou o londrino Tottenham pelo Bayern Munique, liderou a reação inglesa. 3ª feira (12), Itália x Ucrânia, no estádio de San Siro, em Milão.

ALEMANHA GOLEADA EM CASA PELO JAPÃO

O OUTRORA VISTOSO e eficiente futebol alemão continua descendo a ladeira. No amistoso de ontem (9), na Volkswagen Arena, em Wolfsburg, no estado da Baixa Saxônia, a seleção e o técnico Hans Flick saíram vaiados, depois de goleados no amistoso com o Japão por 4 x 1. Foi a quarta derrota nos últimos seis amistosos, de vez que a Alemanha não está disputando as eliminatórias porque será a cidade da Eurocopa de 2024, entre 15 de junho e 15 de julho. O próximo amistoso da Alemanha será 3ª feira (12), com a França, no Signal Iduna Park, em Dortmund.

BOCA, CAMPEÃO INTERCONTINENTAL SUB-20

DEPOIS DE GANHAR a Copa Libertadores Sub-20, o Boca Juniors conquistou ontem (9) a Copa Intercontinental da mesma categoria, ao vencer o AZ Alkmaar, da Holanda, por 4 x 1 nos pênaltis, após 1 x 1 nos 90 minutos. A decisão atraiu 35 mil torcedores ao mítico estádio de La Bombonera. A Copa Intercontinental do ano anterior (2022) foi ganha no Uruguai pelo Benfica, que venceu o Peñarol por 1 x 0.

Foto: Oli Scarff/AFP e Yahoo Sports