Escolha uma Página

A HOLANDA que encantou o mundo na Copa de 74, mas viu o Carrossel perder de virada para a Alemanha, e quatro anos depois para a Argentina, e voltou a ser vice em 2010 na final com a Espanha, estreou com vitória chorada sobre o Senegal por 2 x 0, nesta 2ª feira (21), no Estádio Al-Thumama. O técnico Louis Van Gaal fez um desabafo.

“PODEMOS SEM CAMPEÕES sem alarde, sem favoritismo e sem estrelas” – resumiu Van Gaal, de 71 anos, que se diz aluno aplicado de Rinus Michels, o técnico criador do futebol total, que Cruyff liderou em sua única Copa, no vice de 74. Como que em desabafo, Van Gaal disse: “Só se referem ao futebol holandês como vice”.

O ESTREANTE Wilton Sampaio, árbitro goiano de 40 anos, com atuação segura, esteve perto de apitar o primeiro 0 x 0 da Copa de 2022, quando Cody Gapko, de 23 anos, marcou de cabeça aos 39, antecipando-se ao goleiro Mendy. E aos 54, o meia Klaasen, de 29 anos, aproveitou o rebote do goleiro e fez 2 x 0.

  • A PERDA DE MANÉ, que liderou o Senegal na conquista da Copa Africana de Seleções, não só tirou a força ofensiva como também abateu muito a seleção, que também ficou sem o ala e zagueiro Diallo e o meia Kouyaté. O goleiro Eduouard Mendy, do londrino Chelsea, ficou como referência, mas falhou nos gols.
  • O TÉCNICO VAN GAAL não teve receio ao promover a estreia do goleiro Andries Noppert, de 28 anos, 2.03m, do modesto Heerenveen, apenas 8º do campeonato holandês. Com seu vistoso uniforme verde, mostrou colocação, firmeza e fez boas defesas, a mais importante em chute forte de Gueye, aos 28 do 2º tempo.
  • RECUPERADO de lesão, o meia Memphis Depay entrou aos 17 do 2º tempo no lugar de Janssen, aumentando o ritmo holandês. Quem saiu feliz foi o zagueiro Virgil van Djik, que completou 50 jogos pela seleção, e é um dos pilares do Liverpool. A metade de sua marca foi alcançada pelo atacante Bergwijn, do Ajax de Amsterdam.
  • CONTRASTE chocante dos técnicos: Van Gaal muito elegante, e Aliou Cissé, todo largado, com tranças, de boné e um agasalho com a inscrição Senegal. O treinador holandês ficou a maior parte do jogo sentado ao lado de seu assistente e fazendo muitas anotações. Van Gaal foi campeão no Ajax, Barcelona e Bayern Munique.
  • HOLANDA 2 x 0 SENEGAL registrou 26 faltas, 13 de cada seleção e o árbitro Wilton Sampaio só fez três advertências com cartão amarelo, a primeira no zagueiro holandês De Ligt, e no ala Mendy e no meia Gueye. Os dois últimos cartões já nos acréscimos de cinco minutos do 2º tempo.

Fotos: UOL, Divulgação