MESMO QUE VOLTE A VENCER, depois de seis derrotas consecutivas, o Vasco vai terminar mais uma rodada entre os quatro últimos, e tudo o que pode conseguir é subir uma posição e terminar a 12ª rodada em 18º, se vencer o Cuiabá, na noite de hoje (26), no Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador. O jogo será o primeiro sem público, após as cenas de vandalismo em São Januário, após a derrota para o Goiás, que resultou na demissão do técnico Maurício Barbieri.

SAI UM PAULISTA, entra outro: William Batista, natural de Hortolândia, a 113 km da capital, estreante no comando de uma equipe principal, depois de 14 vitórias e 4 empates com o Sub-20 do Vasco. Sua inspiração é a Laranja Mecânica da Copa de 74, dezenove anos antes de nascer, mas que o encantou nos teipes. Sua empolgação era tanta por Cruyfff, que o pai lhe deu de presente um agasalho da seleção da Holanda, que encantou o mundo, mas não ganhou a Copa.

A ESCOLHA DO TÉCNICO interino para o jogo com o Cuiabá não foi bem recebida pelo primeiro assistente da comissão técnica permanente, Emilio Faro, que já dirigiu o time em outras situações de emergência. Sentindo-se relegado, como revelou a amigos, ele pode até deixar o clube. Outra fonte revela também que o Vasco estaria negociando com Rogerio Ceni e que o ex-goleiro e técnico do São Paulo já teria manifestado muito interesse em assumir.

OUTRA FONTE também revela que doze anos após a morte do massagista Eduardo Santana, que executava trabalhos de macumba e acendia velas no vestiário, o Vasco teria recorrido às cartas, e a previsão dos cartomantes de que “a má fase termina com vitória sobre o Cuiabá”, aumentou o otimismo e trouxe novos ares ao ambiente. “Estamos nos apegando a tudo para ver se o Vasco se livra logo dessa situação” – disse outra fonte, que pediu o anonimato.

OS RESULTADOS da rodada foram bons para o Vasco porque o Goiás, 17º com 11 pontos, perdeu para o Bragantino por 2 x 0, e o América Mineiro, 18º com 8 pontos, levou a virada, em casa, do Internacional por 2 x 1. O Coritiba,com 4 pontos e único sem vitória, que poderia fazer a passagem da lanterna ao Vasco, foi goleado pelo Grêmio por 5 x 1. O Vasco troca de posição com o América e sobe ao 18º lugar, se vencer o Cuiabá.

O INTERINO William Batista não planeja alterar a equipe que perdeu para o Goiás, na 3ª derrota sem fazer gol em casa, no primeiro jogo sem o meia Andrey. A ideia é iniciar com Leo Jardim, Puma, Miranda ou Lyncon, Leo (c) e Lucas Pitton; Zé Gabriel, Marlon, Mateus Carvalho e Jair; Alex Teixeira e Rayan. O interino planeja o Vasco nos moldes da Laranja Mecânica da Copa de 74, com futebol total e deslocamentos constantes para envolver o Cuiabá.