Seis brasileiros se destacaram com oito gols na última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, na noite de ontem (11), com seus times já classificados para as oitavas de final, que serão disputadas em fevereiro e março. O que mais se sobressaiu foi Gabriel Jesus, único a fazer três gols na vitória (4 x 1) do Manchester City, bicampeão inglês.

MAIS JOVEM – O paulistano Gabriel Jesus tornou-se o mais jovem brasileiro a chegar aos 10 gols na Champions, aos 22 anos 252 dias, superando Neymar, aos 23 anos e 75 dias. Os últimos 12 gols de Gabriel Jesus foram fora de casa, e o City venceu (4 x 1) o Dínamo, da Croácia, no estádio Maksimir, em Zagreb, no oitavo jogo em que começou perdendo.

DOIS ÚNICOS – No único jogo em que dois brasileiros fizeram gol na noite de ontem (12), o Real Madrid venceu 3 x 1 o Bruges, no estádio Jan Breydel, na cidade portuária de Bruges, noroeste da Bélgica. Rodrygo, ex-Santos, marcou o primeiro e Vinícius Júnior o segundo. O terceiro foi do croata Luka Modric, de fora da área.

NEYMAR – Em sua melhor atuação na temporada, Neymar participou de todos os gols (5 x 0) do PSG sobre o Galatasaray, da Turquia, na noite de ontem (11), no Parque dos Príncipes, em Paris. Icardi, Sarabia, Mbappé e Neymar, obrigado a entregar a bola para Cavani bater o pênalti no quinto gol, porque os 45 mil torcedores gritaram o nome do atacante uruguaio. O PSG terminou a fase de grupos com a melhor defesa: só 2 gols.

COUTINHO – O carioca Philippe Coutinho, revelado no Vasco, fez o terceiro dos 3 x 1 do Bayern sobre o Tottenham, diante de 70 mil torcedores, na Arena Munique. Poupado, Lewandowski poderia ter igualado Cristiano Ronaldo, único a marcar em todos os jogos da história da fase de grupos da Champions. Mourinho também poupou vários do Tottenham.

EX-CORINTHIANS – O zagueiro paulistano Felipe, 30 anos, ex-Corinthians, marcou o belo segundo gol dos 2 x 0 do Atlético de Madrid, aplaudido por 60 mil torcedores no estádio Wanda Metropolitano. O primeiro foi do jovem português João Félix, de pênalti. O técnico argentino Diego Simeone trocou o cobrador porque o lateral inglês Trippier bateu mal e o goleiro Kochenkov, russo de 32 anos, 1,95m, do Lokomotiv Moscou defendeu logo no primeiro minuto.

CRISTIANO RONALDO – O artilheiro português marcou o primeiro e o argentino Higuain fez o segundo dos 2 x 0 da Juventus sobre o Bayer Leverkusen, na Bay Arena. Sem ser exigido, o goleiro Gianluigi Buffon tornou-se o segundo mais velho a disputar a Liga dos Campeões, aos 41 anos. Buffon é de Carrara, terra do mármore mais famoso do mundo.

OITAVAS DE FINAL – O sorteio será na próxima segunda (16), na sede da UEFA, em Nyon, cidade suíça a 25 km de Genebra. No pote 1- Barcelona, Juventus, Liverpool, PSG, Bayern de Munique, Leipzig, Manchester City e Valencia. No pote 2 – Real Madrid, Tottenham, Lyon, Chelsea, Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Napoli e Atalanta.

Os jogos de ida serão nos dias 18 e 19, 25 e 26 de fevereiro, e os jogos de volta nos dias 10 e 11, 17 e 18 de março. Times do mesmo país não poderão se enfrentar.

Foto: Matthew Childs/Reuters