Escolha uma Página

O ATACANTE ENDRICK, do Palmeiras, é o primeiro dos 10 mais valorizados do Campeonato Brasileiro de 2024, que começa neste sábado (13), com Internacional x Bahia, Criciúma x Juventude – ambos de volta à Série A -, São Paulo x Fortaleza e Fluminense x Bragantino, e terminará no domingo, 8 de dezembro.

A AVALIAÇÃO é do Transfermarkt, site alemão criado em maio de 2000 por Matthias Seidel, diretor-executivo e poliglota alemão de 55 anos, dedicado ao futebol e à avaliação de valores de mercado de jogadores dos mais importantes campeonatos europeus (Inglês, Alemão, Espanhol, Italiano e Francês).

ENDRICK, de 17 anos, foi comprado do Palmeiras por 55 milhões de euros, mas a transação pode chegar aos 75 milhões, com bônus e impostos pagos pelo Real Madrid. Natural de Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal, o jovem atacante só estará na Espanha em julho, ao completar 18 anos (21/7/2024).

A AVALIAÇÃO ressalta que Endrick ganhou cinco títulos, desde que se tornou profissional, com o bicampeonato paulista, o bicampeonato brasileiro e a Supercopa do Brasil, além de 28 gols e três assistências em 85 jogos, e os gols nos primeiros jogos da seleção na Europa com a Inglaterra (1 x 0) e Espanha (3 x 3).

O 2º MAIS BEM-AVALIADO, em 25 milhões de euros, é o volante baiano André, de 22 anos, pela força defensiva como bom marcador e pelos títulos de bicampeão carioca, da Libertadores e da Recopa Sul-Americana no Fluminense. Na avaliação, quatro gols em 181 jogos, 47 cartões amarelos e 4 cartões vermelhos.

PEDRO, carioca de 26 anos, classificado como “puro camisa 9”, é o terceiro, avaliado em 22 milhões de euros, desde que se tornou profissional no Fluminense, com 31 gols em 93 jogos. No Flamengo, 117 gols em 232 jogos, e a avaliação lembra que ele só não foi bem na Europa, sem gol em quatro jogos pela Fiorentina.

RAPHAEL VEIGA, meia canhoto paulistano de 28 anos, avaliado em 18 milhões de euros, é citado como “o maestro do Palmeiras e melhor intérprete da filosofia de jogo do técnico Abel Ferreira, com futebol simples e objetivo”. Em 2024, ele fez 7 gols em 13 jogos, e foi o primeiro a dar três assistências para gols em um só jogo.

CITADO COMO “outra pérola do Palmeiras”, o ponta sergipano Luis Guilherme, de 18 anos, é avaliado pelo site alemão em 17 milhões de euros, após chegar aos 35 jogos na equipe principal. Sua evolução é acompanhada pelos observadores dos principais clubes europeus, que em breve devem fazer a primeira investida.

AOS 29 ANOS, o meia uruguaio Arrascaeta aparece em sexto entre os dez mais valorizados do Brasileiro de 2024, cotado em 15 milhões de euros. O site ressalta que ele brilha desde 2015 no Cruzeiro, e, mais ainda, a partir de 2019 no Flamengo, com vários títulos, 58 gols e incontáveis assistências em 227 jogos.

OUTRO DO FLAMENGO aparece em 7º, também avaliado em 15 milhões de euros: Gerson, meia de 26 anos, que reencontrou o futebol na volta ao Brasil, após passagens discretas na Roma e na Fiorentina, só melhorando a imagem no Olympique Marselha, com 11 gols e 7 assistências em 48 jogos.

TAMBÉM AVALIADO em 15 milhões de euros, o carioca Paulinho, de 23 anos, deu o salto do Vasco para o Leverkusen, mas não se adaptou na Alemanha, só com 9 gols em 79 jogos. O site classifica como “brutal” sua mudança no Atlético Mineiro, com 31 gols em 61 jogos, “ao formar dupla letal com Hulk”.

OBSERVADO pelos franceses em 25 jogos no Corinthians, o meia paulista Gabriel Moscardo, de 18 anos, foi comprado pelo PSG, que o deixou emprestado ao clube paulista até julho, quando começa a temporada europeia de 2024-25. Moscardo é avaliado em 15 milhões de euros, mas o Corinthians não o inscreveu no Brasileiro.

O MEIA DE LA CRUZ, uruguaio de 26 anos, completa a lista dos 10 mais bem-avaliados do site alemão Transfermarkt, dos que disputarão o Brasileiro de 2024. Citado como um dos mais importantes do futebol da América do Sul, no River, no Flamengo e na seleção, De La Cruz está avaliado em 14 milhões de euros.

Fotos: Mundo Rubro Negro, UOL e Lance!