NEYMAR COMPLETOU 100 JOGOS, com 77 gols e 44 assistências, em sua quinta temporada no PSG, merecendo destaque na edição desta 2ª feira (19) do L’Equipe,  diário esportivo mais importante da França e dos mais lidos da Europa, que segue a seleção brasileira antes dos últimos amistosos que antecedem à Copa do Mundo.

UM DIA DEPOIS DA ASSISTÊNCIA para Messi marcar o gol da 7ª vitória do líder PSG sobre o Lyon, Neymar foi saudado pelos torcedores na chegada a Le Havre, segunda maior cidade portuária francesa, a 230 km de Paris, onde o Brasil jogará 6ª feira (23) com a seleção de Gana, no estádio Océan, com os 33 mil ingressos esgotados.

ARTILHEIRO COM 8 GOLS EM 8 JOGOS, e líder de assistências com 7, Neymar se mantém, desde a estreia, em 13 de agosto de 2017, quando marcou o 3º gol dos 3 x 0 no Guingamp, como o mais caro do mundo. O PSG pagou ao Barcelona a multa de 222 milhões de euros, à vista, o equivalente na época a quase R$1 bilhão.

LE HAVRE significa O Refúgio. É uma cidade do Noroeste francês, na região da Normandia, praticamente destruída na 2ª Guerra Mundial, no verão de 1944. Ao ser reconstruída, teve o Centro reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. A população é em torno de 240 mil habitantes.

O STADE OCÉAN, onde Brasil e Gana jogarão 6ª feira (23), custou 80 milhões de euros e foi inaugurado na 5ª feira, 12 de julho de 2012, com o amistoso Le Havre 1 x 2 Lille. O gramado tem dimensões de Copa do Mundo – 105 x 68 -, e nesse estádio o Brasil perdeu para a França (2 x 1), nas oitavas de final do Mundial Feminino de 2019.

SURPRESA NA 3ª LIGA DAS NAÇÕES

O FUTEBOL PORTUGUÊS recebeu com surpresa, nesta 2ª feira (19), o pedido de desligamento de Rafa Silva, depois de 25 jogos pela seleção, em que foi muito elogiado pelo técnico Fernando Santos. Campeão do Europeu de 2016 e da Liga das Nações de 2019, o meia de 29 anos do Benfica alegou “razões de foro íntimo”. 

O PRESIDENTE Fernando Gomes, de 70 anos, da Federação Portuguesa de Futebol,  fez questão de enviar carta de agradecimento a Rafa Silva e pediu ao técnico Fernando Santos, lisboeta de 67 anos, que dirige a seleção desde setembro de 2014, que também assinasse. “Rafa Silva será sempre um dos nossos” – resumiu.

O TÉCNICO PAULO SOUSA, de 52 anos, sem clube desde que foi demitido do Flamengo em 9 de junho, após 19 vitórias, 7 empates e 6 derrotas, interrompeu as negociações com o grego Olympiacos para aguardar possível convite da Juventus. O clube italiano pode demitir Simone Inzaghi, de 46 anos, há cinco jogos sem vencer.

ARTILHEIRO E CAMPEÃO em oito temporadas consecutivas na Alemanha, Robert Lewandowski, de 34 anos, disse nesta 2ª feira (19), ser mais fácil ganhar a Bola de Ouro no Barcelona do que no Bayern. Na Espanha, ele já marcou 11 gols em 8 jogos. Seu ex-parceiro de ataque, Thomas Muller, resumiu: “Ele nunca será esquecido em Munique”.

A SELEÇÃO DA FRANÇA, campeã do mundo em 2018 e da Liga das Nações em 2019, vive problemas a dois meses da Copa de 2022. Já eliminada e só cumprindo tabela, ficou sem seis titulares, o mais recente, o goleiro e capitão Hugo Lloris, com problema na coxa, e sofre ameaça de cair para a Série B da próxima Liga das Nações.

Foto: Trivela