NO ANO EM QUE DEVERÃO DISPUTAR A ÚLTIMA COPA DO MUNDO, Neymar e Cristiano Ronaldo comemoram o 5 de fevereiro de forma bem diferente. Em Paris, mais uma festa superbadalada do astro do PSG e da seleção brasileira, contrastando com a festa discreta, em família, no Noroeste inglês, do artilheiro do Manchester United e da seleção portuguesa. Neymar chega aos 30 anos, e Cristiano Ronaldo, aos 37, como duas das maiores fortunas do futebol.

OS NÚMEROS NÃO CHEGAM A SER PRECISOS, mas o levantamento das pesquisas das principais fontes de economia revela que em 2021, por mais um ano, Cristiano Ronaldo ganhou o equivalente a 107 milhões de euros, enquanto o faturamento de Lionel Messi foi de 94 milhões, e o de Neymar, de 81 milhões. A posição dos três é mantida com relação aos patrocinadores, depois que Neymar trocou a americana Nike pela alemã Puma.

ALÉM DOS ANIVERSARIANTES DESTE SÁBADO (5), também o argentino Messi, que em 24 de junho completará 35 anos, ainda tenta ganhar a primeira Copa do Mundo. Neymar se mantém há cinco anos como o mais caro, depois que o PSG pagou 222 milhões de euros da multa rescisória do contrato com o Barcelona, em 2017, o que lhe valeu o status de uma das figuras mais influentes do mundo pela revista americana Time.

NEYMAR TEM DITO E REPETIDO, MAS SÓ DA BOCA PRA FORA, que não se sente desconfortável por ainda não ter sido eleito melhor do mundo, prêmio que Messi e Cristiano Ronaldo já receberam várias vezes. O máximo que ganhou, no distante 2011, foi o Puskas, prêmio de gol mais bonito, marcado em derrota para o Flamengo, na Vila Belmiro. A tríplice coroa no Barcelona – 2014-15 -, campeão espanhol, da Copa do Rei e da Liga dos Campeões, é uma das boas lembranças.

CRISTIANO RONALDO VIVEU UMA VÉSPERA de aniversário bem triste, eliminado ontem (4) da Copa da Inglaterra por um time da 2ª divisão, o Middlesbrough, que venceu o Manchester United por 8 x 7, nos pênaltis, depois de 1 x 1, em pleno estádio Old Trafford. Logo no início, ele tentou inventar, ao bater um pênalti de tornozelo, e chutou para fora. É um retorno sem brilho ao futebol inglês, depois de tantos títulos no Real Madrid, o que não repetiu na Juventus.

ALÉM DA MULHER GEORGINA RODRIGUEZ, argentina, criada na Espanha, que espera gêmeos, uma das paixões de Cristiano Ronaldo é a coleção de carros, que exige 12 vagas na garagem da casa de Manchester, monitorada 24 horas por uma equipe de seguranças especialmente treinados. Todas as viagens da família, como a mais recente, aos Emirados Árabes Unidos, comemorando os 28 anos de Georgina, são feitas em seu jato particular.

O CONCEITO DE VIDA DE NEYMAR: cumprir os compromissos e aproveitar a vida, cuidando sempre bem da saúde. O de Cristiano Ronaldo segue a mesma linha: saber honrar o que assume e evitar tudo o que faz mal, tipo refrigerante e cigarro, “o pior de todos os venenos”.

Foto: NR Sports