O PRIMEIRO GRANDE CLÁSSICO do Campeonato Brasileiro de 2023, na noite deste último sábado (30) de abril, é o 60º do confronto de mais rivalidade do futebol paulista e reflete bem o equilíbrio, com 20 empates, 21 vitórias do Palmeiras e 18 do Corinthians, 3º maior campeão com 7 títulos (menos 1 que Santos e Flamenjgo), e 11 do recordista Palmeiras. Não há registro de que um dos times tenha disputado o clássico com técnico interino. O Corinthians passa a ser o primeiro.

O RECORDISTA E ATUAL CAMPEÃO Palmeiras já entra com a vantagem de jogar em casa, no seu belo Allianz Parque, onde o visitante Corinthians só terá 10% dos torcedores, no fundo de um dos gols. O Palmeiras, estruturado, com um técnico de oito títulos e com a equipe na palma da mão, desde outubro de 2020. O Corinthians, em crise, no terceiro dia sem técnico e com dificuldade para conseguir o substituto, após a recusa de Tite, favorito do presidente do clube.

O CORINTHIANS está tentando a volta de Mano Menezes, sob contrato até dezembro com o Internacional, e com multa de R$1 milhão, além de salário acima do que pode pagar. O interino será o ex-meia Danilo, mineiro de 43 anos, desde janeiro de 2022 no comando do sub-23. Ele fez 36 gols em 359 jogos pelo Corinthians, entre 2010 e 2018, e ganhou nove títulos, três de campeão paulista e brasileiro, Libertadores, Recopa Sul-Americana e Mundial de clubes.

O INÍCIO DAS EQUIPES no Brasileiro foi discreto: o Palmeiras venceu em casa o Cuiabá e empatou fora com o Vasco, e o Corinthians, em só dois jogos com Cuca, levou a virada do Goiás e conseguiu avançar na Copa do Brasil nos pênaltis. O interino Danilo vai manter Cassio, capitão e recordista de defesas de pênaltis (28), Fagner, Bruno Mendez, Gil e Fabio Santos; Fausto Vera, Roni e Giuliano; Adson, Roger Guedes e Yuri Alberto.

O PALMEIRAS ficou sem o lateral Marcos Rocha, com lesão muscular, mas pode ter a volta de Rony e Raphael Veiga, que participaram de minutos do jogo com o Tombense, em que já estava com a vaga certa nas oitavas da Copa do Brasil. Artur, que fez o 2º gol do empate com o Vasco, pode iniciar. A equipe de Abel Ferreira: Weverton, Mayke ou Garcia, Gustavo Gomez (c), Murilo e Piquerez ou Vanderlan; Gabriel Menino, Rafael Veiga ou Artur e Zé Rafael; Dudu, Rony e Endrick.

BOM LEMBRAR: o Palmeiras só perdeu 1 dos últimos 12 jogos com o Corinthians; ganhou 6 e empatou 5, desde a decisão do Campeonato Paulista de 2020 (0 x 0 e 1 x 1). O Palmeiras não perde há sete jogos para os outros grandes paulistas: 4 vitórias, 3 empates. Palmeiras x Corinthians, deste sábado (29), será apitado pelo goiano Wilton Sampaio, um dos árbitros brasileiros da Copa do Mundo de 2022.

fotos: Futebol na Veia e meu Timão