Dois dias depois de ganhar o prêmio de melhor do mundo, Robert Lewandowski voltou a fazer o que mais gosta: gol. E com os dois que marcou neste sábado (19), na virada fora de casa sobre o Bayer Leverkusen, na Bay Arena, levou o Bayern Munique à liderança, após treze rodadas, com 30 pontos – 9 vitórias, 3 empates, 1 derrota – e saldo de 20 gols (39 a 19) -, e com 17 gols, alargou ainda mais o caminho para a quarta temporada consecutiva como artilheiro do Campeonato Alemão 2020-2021.
ANTES DO JOGO, o ex-atacante Rudi Voller, de 60 anos, hoje diretor do Bayer Leverkusen, ofereceu flores a Lewandowski e ao goleiro Neuer por terem sido eleitos melhores do mundo e ganhado o prêmio FIFA. Com a bola rolando, o Bayern sofreu o gol do atacante tcheco Patrik Schik, de 24 anos, aos 14 minutos, e outro gol dele, aos 28, foi bem anulado por impedimento pelo VAR. Lewandowski empatou aos 43, em cabeçada certeira, aproveitando o cruzamento sob medida de Thomas Muller.
NOS ACRÉSCIMOS – O segundo tempo foi muito equilibrado, embora com mais chances de gol do Bayern, que só conseguiu a virada aos 48, quando Lewandowski completou a boa assistência do lateral Kimmich, que reapareceu com desenvoltura, após a bem-sucedida cirurgia de menisco do joelho em novembro. Logo após a nova saída do Leverkusen, o árbitro Felix Zwayer apitou o final do jogo em que só marcou oito faltas de cada time e aplicou amarelo em Gnabry, do Bayern, e Bailey, do Leverkusen.
LEWANDOWSKI, artilheiro do atual campeonato com 17 gols em 12 jogos, chegou aos 252 gols no Campeonato Alemão em que é o principal goleador estrangeiro de todos os tempos. Depois da viagem de volta a Munique – 580 km -, no jato especial do clube, os jogadores do Bayern aproveitarão para descansar com as famílias durante o recesso de duas semanas do campeonato. Bom dizer: Lewandowski, artilheiro dos três últimos campeonatos, irá a Varsóvia, capital da Polônia, rever pais e sogros com a esposa Anna.
O MAIS JOVEM – Aos 16 anos e 28 dias, o atacante africano Youssoufa Moukoko, nascido em Youaundé, República dos Camarões, tornou-se o mais jovem a marcar um gol no Campeonato Alemão, neste sábado (19), mas seu time, o Borussia Dortmund, perdeu (2 x 1) para o Union Berlim, quinto colocado, e caiu para o quarto lugar. Moukoko já havia batido outros dois recordes: um dia depois de completar 16 anos, dia 20 de novembro, o de mais jovem estreante no Alemão, e em dezembro, o de mais jovem a estrear na Liga dos Campeões da Europa. Naturalizado alemão, ele já jogou pelas seleções sub-16 e 17.
Foto: Divulgação