A EQUIPE DA FOURFOURTWO, revista inglesa publicada em mais 16 idiomas, desde abril de 2008, divulgou ontem (26) a seleção dos cem melhores técnicos de futebol do mundo, colocando Zagallo em 27º; Scolari em 39º; Telê Santana em 44º e Parreira em 55º. O nome da revista homenageia o sistema de jogo 4-4-2, cuja introdução no futebol é atribuída a Alf Ramsey, técnico do único título da Inglaterra, terceira a ganhar a Copa do Mundo em casa, em 1966.

ZAGALLO TORNOU-SE o primeiro campeão do mundo como jogador e técnico, ponta-esquerda titular em todos os jogos de 1958 e 1962, e em 1970, o técnico mais jovem, aos 38 anos, dirigindo a melhor seleção da história das Copas, com Pelé (Bola de Ouro), Jairzinho (único a marcar gol em todos os jogos), e outros notáveis, tipo Gerson, Rivellino, Tostão e Carlos Alberto Torres (único capitão a marcar o último gol de todas as Copas). O mundo não viu seleção melhor.

SCOLARI COMANDOU em 2002 a seleção da quinta estrela, com notáveis do nível de Ronaldo (maior artilheiro brasileiro das Copas), Ronaldinho, Roberto Carlos, Rivaldo e o capitão Cafu, recordista com 150 jogos.

TELÊ SANTANA foi aclamado melhor técnico do mundo na Copa de 1982, dirigindo a mais injustiçada de todas as seleções em que brilharam Zico, Falcão, Junior, Leandro e o capitão Sócrates. Único técnico da história aplaudido de pé pelos jornalistas, ao entrar na sala de imprensa para a entrevista coletiva, no estádio de Sarriá, após a eliminação.

PARREIRA DIRIGIU em 1994 a seleção que teve em Romário o melhor jogador da Copa, penúltima que o Brasil ganhou, mas em que também brilharam Bebeto, os alas Jorginho e Branco, autor de um dos gols mais bonitos, o terceiro da virada sobre a Holanda, e o capitão Dunga, que exerceu muita liderança.

POIS ENTÃO, para a equipe da revista inglesa, estão à frente de Zagallo (27º), o austríaco Ernst Happel (9º); o inglês Brian Clough (11º) e o ucraniano Valeriy Lobanovskyi (10º), notáveis desconhecidos, tais como o russo Viktor Maslov (34º) e o alemão Uddo Lattek (38º), à frente de Scolari (39º).

TELÊ SANTANA (44º). Melhores do que ele, o francês Albert Batteux (42º) e o norte-americano Jiel Ellis (40º). PARREIRA (55º) foi colocado abaixo do espanhol Luis Aragonês (48º); do inglês Jimmy Hogan (51º) e do escocês Willie Maley (54º).

O MELHOR, DOS 100 MELHORES técnicos do mundo de todos os tempos, na visão da revista inglesa FourFourTwo, é o escocês Alex Ferguson, que dia 31 de dezembro completará 82 anos. Ele dirigiu o Manchester United durante 27 anos consecutivos, com 38 títulos em mais de 1.500 jogos, e foi o primeiro a ganhar a tríplice coroa: campeão inglês, da Copa da Inglaterra e da Champions League, em 1999.

Fotos: Correios24horas e Reddit