Escolha uma Página

ALÉM DOS CINCO CAMPEÕES sul-americanos sub-20, que comandou em fevereiro, o técnico Ramon Menezes convocou mais quatro para a seleção principal, que ele próprio vai dirigir pela primeira vez : os volantes André (Fluminense) e João Gomes (Wolverhampton); o meia Raphael Veiga e o atacante Rony, ambos do Palmeiras.

O GOLEIRO MYCAEL, de 18 anos, 1,92m, canhoto, é de Porto Velho, capital de Rondônia. Campeão sul-americano sub-15, em 2017, defendeu pênalti na final com a Argentina. No restante da carreira, usará, por baixo da camisa, uma camiseta com a foto do amigo Bernardo, goleiro que morreu no incêndio do Ninho do Urubu.

SEM CONDIÇÕES de alugar apartamento, Mycael morou dois anos na casa da família de Bernardo: “Minha gratidão pelo que fizeram por mim é eterna. Até o final da carreira, em todos os meus jogos, serão dois goleiros: eu na terra, o Bernardo no céu. E estarei sempre orando a Deus pedindo luz para o espírito dele”.

O LATERAL ARTHUR, mineiro da capital Belo Horizonte, vai completar 19 anos dia 17. É o primeiro formado na escolinha do América Mineiro convocado para a seleção principal. Já jogou na sub-17 e fez 18 jogos no time principal. Embora destro, joga também na esquerda. Há já clubes europeus interessados.

O ZAGUEIRO ROBERTO RENAN, natural de Ceilândia, Distrito Federal, foi do sub-17 do Corinthians, que o incluiu na transação com o Zenit (Rússia) para ter o atacante Yuri Alberto. Roberto Renan, de 19 anos, 1,86m, foi o capitão da seleção sub-20, campeã sul-americana em fevereiro na Colômbia. Grande futuro, resume Ramon.

O VOLANTE ANDREY, carioca de 18 anos, feliz em dose dupla: “Convocado para a seleção principal, e voltar a jogar pelo Vasco, é muita alegria”. Andrey ainda não tem visto de trabalho na Inglaterra para estrear no Chelsea, e reaparece amanhã (5) no Maracanã. Foi importante na volta do Vasco à Série A em 2023.

ANDREY e a primeira convocação: “É a sequência natural do trabalho, depois de ganharmos o sub-20”. Amanhã (5), no jogo com o Flamengo, ele jogará com a 18: “Foi a camisa da minha estreia no profissional aos 16 anos. O Jair me ofereceu a 8, mas o mais importante é somar forças para o Vasco vencer”.

O VOLANTE ANDRÉ, faz hoje em Brasilia o 116º jogo pelo Fluminense, primeiro após a primeira convocação: “Estou alegre, feliz e motivado, e não posso dizer mais nada, só continuar trabalhando cada vez mais”. O baiano André, de 21 anos, nasceu em Algodão, distrito de Ibirataia, município a 344 km da capital Salvador.

RAMON MENEZES manteve os goleiros da Copa: Ederson, do Manchester City, e Weverton, do Palmeiras, suplentes de Alisson, titular em 2018 e 2022, mas em fase pouco favorável no Manchester City. O técnico manteve também o lateral-direito Emerson (Tottenham) e os laterais Renan Lodi (Nottingham Forest) e Alex Telles (Sevilha).

FORAM TAMBÉM mantidos os zagueiros Ibañez (Roma), Marquinhos (PSG) e Eder Militão, que fez gol contra na derrota de 5ª feira (2) do Real Madrid para o Barcelona (1 x 0), no jogo de ida da Copa do Rei, no estádio Santiago Bernabeu. Ainda assim, o zagueiro brasileiro mereceu elogios pela atuação.

DOS SEIS DO MEIO-CAMPO, só dois da Copa foram mantidos entre os 23 da convocação de ontem (3), o volante Casemiro, único brasileiro na seleção de 2022 dos melhores do mundo da Fifa, e por suas atuações destacadas no Manchester United, e o meia Lucas Paquetá, do West Ham.

O VOLANTE JOÃO GOMES, ex-Flamengo, que caiu de rendimento após boa estreia no Wolverhampton, marcando até o gol de uma vitória, apareceu entre os nove convocados pela primeira vez. Raphael Veiga, paulistano de 27 anos, manteve o equilíbrio do meio-campo do Palmeiras com a saída de Scarpa, e mereceu a primeira convocação.

ALÉM DE VITOR ROQUE, o mais jovem, campeão e artilheiro do Sul-Americano sub-20, a outra novidade entre os seis atacantes foi Rony, de 27 anos, um dos goleadores do Palmeiras, que iniciou 2023 ganhando a Supercopa do Brasil. Os outros estiveram na Copa: Rodrygo e Vinicius Jr (Real Madrid), Antony (Manchester United) e Richarlison (Tottenham).

PERGUNTADO SOBRE Pedro e Gabriel, artilheiros do Flamengo, o técnico Ramon Menezes: “Não precisam mais de avaliação. O meu compromisso é o jogo com o Marrocos, que será difícil e o Brasil precisa ganhar, e depois com a seleção sub-20, que será reconvocada para o Mundial”.

CAMPEÃO SUL-AMERICANO por antecipação, o Brasil garantiu participação no 23º Mundial sub-20, que será disputado pela segunda vez no Sudeste da Ásia e pela primeira vez na Indonésia, com 24 seleções, entre 20 de maio e 11 de junho. O Brasil tentará o quinto título, depois de campeão em 1985, 1993, 2003 e 2011.

Foto: Band, ESPN e Lance!