ANTES DA VITÓRIA DE PORTUGAL, que decidiu com o único gol, aos 44 minutos do 2º tempo, após revisão demorada do VAR, Cristiano Ronaldo recebeu uma braçada de flores da Federação de Futebol da Islândia e a homenagem do Guiness Book, o livro dos recordes, que lhe ofereceu um quadro com a réplica da camisa do seu primeiro jogo pela seleção, em 2003, e outro com seu nome e o número 200, recorde mundial de jogos e de gols (123) por uma seleção.
CRISTIANO RONALDO FOI APLAUDIDO pelos 10 mil espectadores, no acanhado estádio Laugardalsvollur, de Reykjavik, capital da Islândia, país insular de vulcões e geleiras, no Noroeste da Europa. Portugal exerceu amplo domínio, mas não teve espaço para finalizar porque a Islândia fez boa marcação, limitando-se a poucos contra-ataques. No 2º tempo, Cristiano Ronaldo acertou a trave com uma bela cabeçada, e outra bola na trave foi do zagueiro luso-brasileiro Pepe.
O ESQUEMA DEFENSIVO islandês ficou enfraquecido com a expulsão do volante Willumsson, de 24 anos, aos 35 minutos do 2º tempo, após falta dura no zagueiro Gonçalo Inácio, de 21 anos, que se adiantou para reforçar o ataque, e depois fez o cruzamento para Cristiano Ronaldo, na segunda trave, decidir o jogo. Os portugueses ficaram muito apreensivos com a demora da revisão do gol e só se aliviaram cinco minutos depois com a confirmação.
PORTUGAL MANTEVE 100% de aproveitamento, com quatro vitórias em quatro jogos, desde que o técnico espanhol Roberto Martinez assumiu, e lidera o Grupo J com 12 pontos, sendo uma das onze seleções invictas e com a vaga na fase final, em junho e julho de 2024 na Alemanha, praticamente assegurada. O árbitro alemão Daniel Siebert marcou 25 faltas (13 da Islândia), aplicou seis cartões amarelos, três em cada seleção, e um vermelho.
COLÔMBIA GANHA NA ALEMANHA
COM ATUAÇÃO DE GALA, principalmente no 2º tempo, quando marcou os gols, a Colômbia venceu a Alemanha por 2 x 0, pela primeira vez, no amistoso diante de 62 mil torcedores, capacidade máxima da Arena Veltins, em Gelsenkirchen, aumentando a pressão sobre o técnico Hans-Dieter Flick, após a terceira derrota em quatro jogos. O 1º gol foi do atacante Luis Diaz, do Liverpool, e o 2º, do ponta Juan Cuadrado, da Juventus, que comemorou com um salto mortal. Foi a quinta vitória dos colombianos em seis jogos, desde que o técnico argentino Néstor Lorenzo assumiu em janeiro.
O MAIOR ARTILHEIRO DA EUROPA
COM OS DOIS GOLS da primeira vitória da Noruega – 3 x 1 sobre Chipre -, Erling Haaland tornou-se na noite de ontem (20), o maior artilheiro da Europa na temporada 2022-2023, com 56 gols em 57 jogos, superando o francês Kylian Mbappé, com 54 gols em 56 jogos. Depois de aplaudido pelos 28 mil torcedores no Estádio Ullevaal, da capital Oslo, ele resumiu emocionado: “É uma temporada de sonhos”.
HAALAND foi campeão e artilheiro da Premier League de 2022-23 e ganhou com o Manchester City, em sua primeira temporada no Reino Unido, a Copa da Inglaterra, e uma semana depois, a primeira Champions League da história do clube.
Foto: Sapo 24 e Will Palmer / Allstar via Getty Images