QUATRO DIAS DEPOIS DE GOLEADO na final do Campeonato Carioca pelo bicampeão Fluminense por 4 x 1, o Flamengo voltou a decepcionar, ao perder para o Maringá por 2 x 0, na noite de ontem (13), na estreia da 3ª fase da Copa do Brasil, em que é o atual campeão. Para avançar às oitavas de final e tentar ganhar a Copa do Brasil pela 5ª vez, o Flamengo terá que vencer o jogo de volta por três gols, ou por dois, para levar aos pênaltis, no próximo dia 26, no Maracanã.

O MARINGÁ iniciou pressionando e acuou o Flamengo no próprio campo, mas só conseguiu abrir o placar aos 38 minutos, com o gol contra do zagueiro David Luiz, que se enrolou ao tentar desviar a cabeçada do meia Bianque, após cruzamento do lateral Rafinha. O lance chegou a provocar dúvida quanto à posição de Bianque, ao cabecear, mas depois de longa revisão, de quase cinco minutos na tela do VAR, o árbitro paulista Flavio de Souza acertou em confirmar o gol.

O 2º TEMPO FOI SOB CHUVA, que não prejudicou as boas condições do gramado do estádio Willie Davids, que recebeu a lotação completa de 15 mil torcedores. O Maringá manteve o domínio na volta do intervalo e chegou ao 2º gol aos 14 minutos, com o meia santista Serginho, de 32 anos, o mais baixo (1,66m) do jogo, completando o cruzamento do lateral Marcus Vinícius, após driblar o lateral Ayrton Lucas. 5º gol e duas assistências de Serginho em 15 jogos no Maringá.

AS QUATRO SUBSTITUIÇÕES feitas pelo técnico interino Mario Jorge, carioca de 44 anos, não melhoraram o rendimento. Saíram Varela, Everton Ribeiro, Cebolinha e Gabriel, único vaiado pelos torcedores, entrando Wesley, Marinho, os menos produtivos, Mateus Gonçalves e Mateus França, que apenas mostraram mais empenho. O Flamengo voltou a ser um time desentrosado, sem criatividade e apático, com outra atuação decepcionante.

EM VISÍVEL e acentuado declínio técnico, Gabriel completou 10 jogos sem fazer gol na derrota para o Maringá. O último, dos 9 gols em 18 jogos, que marcou em 2023, foi na vitória sobre o Volta Redonda por 2 x 1, em 15 de fevereiro. Enquanto isso, Neymar fez um post nas redes sociais parabenizando Serginho pelo gol e pela vitória do Maringá. Amigos de infância, jogaram juntos na base, onde foram revelados, e no profissional do Santos. Neymar resumiu: “Parabéns, irmão. Feliz por você”.

OS TORCEDORES DO MARINGÁ, vibrando com a exibição e a vitória da equipe, aproveitaram para ironizar os torcedores do Flamengo, que ficaram atrás de um dos gols, com o coro: “Real Madrid, pode esperar, a tua hora vai chegar”. O Maringá vai estrear na Série D do Campeonato Brasileiro com o XV de Piracicaba, dia 6 de maio, no estádio Barão da Serra Negra. Jorge Castilho, ex-zagueiro de 41 anos, natural de Santos, é o técnico do Maringá.

DHEIMISON, Marcus Vinicius, Wesley, Gustavo Vilar e Rafinha (Caíque); Bianque (Mateus), Serginho (Romarinho) e Erick Varão; Luis Tiago (Bruno), Iago (Blade) e Robertinho – o Maringá, que venceu o Flamengo por 2 x 0, pela segunda vez, tal como no amistoso de 26 de maio de 85. No primeiro jogo que disputaram, pelo Campeonato Brasileiro de 1977, no mesmo estádio, o Flamengo venceu por 1 x 0, gol do lateral Vanderlei Luxemburgo, depois técnico bem-sucedido.

SANTOS, Varela (Wesley), Fabricio Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Tiago Maia, Gerson e Everton Ribeiro (Marinho); Cebolinha (Mateus França), Gabriel (Mateus Gonçalves) e Pedro – o Flamengo, do interino Mario Jorge, carioca de 44 anos, de excelente trabalho no sub-20 e que deverá dirigir a equipe principal pelo menos nos cinco jogos restantes de abril. O Flamengo ainda não sabe quando apresentará o novo técnico nem se será mesmo o preferido Jorge Jesus.

OS CINCO JOGOS RESTANTES do Flamengo, em abril, serão domingo (16), na estreia do Campeonato Brasileiro com o Coritiba, no Maracanã; 4ª (19), com o Ñublense (Chile), 2ª rodada da Libertadores, no Maracanã; domingo (23), com o Internacional, em Porto Alegre; 4ª feira (26), com o Maringá, o jogo de volta da Copa do Brasil, no Maracanã, onde disputará o primeiro clássico carioca do Campeonato Brasileiro de 2023, domingo (30).

                           NÁUTICO DERROTA O MAIOR CAMPEÃO

COM O GOL DO MEIA baiano Gabriel Santiago, de 23 anos, aos 43 minutos do 2º tempo, o Náutico venceu o Cruzeiro por 1 x 0, na noite de ontem (13), no estádio dos Aflitos, no Recife, e só precisa do empate no jogo de volta, dia 25, na Arena Independência, em Belo Horizonte, para eliminar o maior campeão da Copa do Brasil, com seis títulos. O jogo marcou a estreia de Pedro Miguel Marques da Costa Felipe, o Pepa, ex-atacante de 41 anos, um dos sete técnicos portugueses do Campeonato Brasileiro de 2023, que será iniciado amanhã (15).

                            GRÊMIO COM A VAGA QUASE CERTA

SEGUNDO MAIOR campeão da Copa do Brasil, com cinco títulos, o Grêmio garantiu praticamente a vaga nas oitavas de final, ao vencer o ABC, que perdeu a invencibilidade de 32 jogos em casa, por 2 x 0, na noite de ontem (13), no estádio Frasqueirão, em Natal, com a lotação completa de 18 mil torcedores. O Grêmio só melhorou no 2º tempo, quando o meia paraguaio Mathias Villasanti, de cabeça, abriu o placar aos 31, e o meia paranaense Bitello fez o 2º gol aos 36 minutos, com chute forte e colocado da entrada da área. No jogo de volta, dia 27, o Grêmio pode perder por um gol.

O TÉCNICO RENATO Portaluppi poupou o atacante uruguaio Luis Suarez, com fadiga muscular, para a estreia no Campeonato Brasileiro com o Santos, domingo (16). O jogo será no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, devido à suspensão imposta pela CBF ao Grêmio, pela invasão do gramado da Arena Grêmio, no jogo com o Cruzeiro, pela Série B, em agosto de 2022.

Foto: Flamengo / LANCE!