LLUIS GENE/AFP

O Barcelona estabeleceu neste último domingo (27) de janeiro outra grande marca, ao completar 32 jogos fazendo gol como visitante, na vitória (2 x 0) sobre o Girona, décimo segundo colocado, diante de 14.021 pagantes no estádio Montilivi, na cidade de Girona, na região da Catalunha. Messi, artilheiro do campeonato com 19 gols em 19 jogos, marcou pelo sétimo jogo consecutivo. Líder com 49 pontos em 21 rodadas, o Barcelona tem o melhor ataque com 58, média de 2.76 gols por jogo.

PRIMEIRO GOL – O lateral-direito português Nelson Semedo, 25 anos, 1,77m, marcou de pé esquerdo, aos nove minutos, o primeiro gol em 59 jogos pelo Barcelona, desde que foi comprado do Benfica em julho de 2017. No time português, ele fez apenas três gols em 65 jogos, e o último havia sido em 23 de novembro de 2016, pela Liga dos Campeões, em Istambul, com o Besiktas, da Turquia, que empatou (3 x 3) no segundo tempo, depois de sair para o intervalo perdendo (3 x 0).

UMA FESTA – O primeiro gol de Nelson Semedo foi comemorado com festa e muitos abraços pelos jogadores do Barcelona. Ambidestro, o lateral-direito nascido em Cabo Verde, a 570 km da costa da África Ocidental, e criado em Lisboa, foi o primeiro do Barcelona a chutar para o gol neste jogo e acertou o ângulo com forte disparo de canhota, sem chance para o goleiro marroquino Bono, 27 anos, 1,95m. Semedo abriu o caminho para a oitava vitória consecutiva do líder do campeonato.

MESSI – O Barcelona exerceu amplo domínio e sequer foi ameaçado pelo Girona em algum momento do jogo. O segundo gol, aos 24 do segundo tempo, foi de Messi, após jogada bem trabalhada com o lateral-esquerdo Jordi Alba. Ao receber na entrada da área, Messi viu o goleiro Bono um pouco adiantado e o encobriu com um toque de alta categoria. Foi o gol 19, em 19 jogos, do artilheiro e carro-chefe do time comandado pelo técnico espanhol Ernesto Valverde.

OS LÍDERES – Ter Stegen, Semedo, Piqué, Lenglet (Vermaelen, 32 do segundo tempo) e Jordi Alba; Busquets (Sergi Roberto, 37 do segundo tempo), Arturo Vidal (Arthur, 12 do segundo tempo), Ivan Rakitic e Philippe Coutinho; Luis Suarez e Messi. O Barcelona trocou mais 273 passes certos que o Girona (543 a 273). O árbitro asturiano Gonzalez Fuertes marcou 30 faltas (18 do Girona) e aplicou 7 cartões amarelos, 5 para os do Girona, que teve o zagueiro colombiano Bernardo expulso aos cinco do segundo tempo, devido à falta grosseira em Luis Suarez. Na próxima rodada o Barcelona jogará no Camp Nou com o Valencia.