O Barcelona abriu 10 pontos de vantagem na liderança do campeonato, em outro jogo em que Messi marcou três gols, foi aplaudido de pé pelos 53 mil torcedores que gritaram seu nome, em coro, nos 4 x 1 deste domingo (17) sobre o Betis, no estádio Benito Villamarin, em Sevilha, no sul da Espanha. Messi marcou o primeiro gol aos 18, em primorosa cobrança de falta, no ângulo, e fez o segundo, aos 46, com assistência de calcanhar do uruguaio Luis Suarez.

SHOW, APLAUSOS E CORO – Se o primeiro tempo já havia sido muito bom, com o gol de falta e o gol com passe de calcanhar, a volta do intervalo foi ainda melhor. Suarez ampliou para 3 x 0 aos 18 minutos. Lovren, aos 37, fez o gol do Betis. E aos 40, após troca de passes com Jordi Alba, que atrasou da linha de fundo, Messi encobriu o goleiro com um toque de altíssima categoria no ângulo esquerdo. Era o hat-trick 51 da carreira, com os torcedores se levantando para aplaudir o gênio e gritar seu nome em coro!

MAIS VITÓRIAS –Com a vigésima vitória em 28 rodadas – faltam 10 para o final -, o Barcelona soma 66 pontos, dez a mais que o vice-lider Atlético de Madrid, derrotado (2 x 0) na véspera como visitante pelo Atlético de Bilbao, e 12 pontos à frente do Real Madrid, que na volta do técnico Zidane, venceu (2 x 0) em casa o Celta de Vigo. Messi igualou-se ao ex-goleiro Andoni Zubizarreta como o segundo jogador com mais vitórias (333) no Campeonato Espanhol.

OUTRO RECORDE – Quando o campeonato recomeçar, após os amistosos das seleções nas datas Fifa, Messi vai igualar outro recorde, o do goleiro Iker Casillas – hoje no FC Porto -, que ganhou 334 jogos pelo Real Madrid no campeonato. Por coincidência, a vitória 333 de Casillas, igual à de Messi neste domingo (17), foi também em vitória em Sevilha. Messi também bateu hoje (17) o recorde de vitórias em jogos oficiais do Barcelona, com 477 em 674 jogos. O recorde era de Xavi, que precisou de 767 jogos para conseguir 476 vitórias.