MESMO SEM A MAIORIA dos titulares, a Espanha deu outro show de bola na vitória da noite desta 2ª feira (18) sobre a Suíça por 3 x 2, no estádio Heliodoro Rodriguez Lopez, na ilha de Tenerife, onde não jogava há 28 anos. O zagueiro Cubarsí, de 17 anos, se sobressaiu entre os estreantes.

A ESPANHA JÁ SAIU para o intervalo com 1 x 0, gol do ponta Yeremy Pino, de 22 anos, do Villarreal. Na cobrança do pênalti de Pedri, ele aproveitou o rebote de Yvon Mvogo, de 30 anos, primeiro goleiro negro da história da seleção da Suíça, onde foi criado, meses após nascer na República de Camarões.

A SUÍÇA empatou aos 18, com o atacante Joel Monteiro, do Young Boys, e a Espanha fez 2 x 1 aos 23, com Bryan Gil, ponta de 23 anos do Girona. A Suíça empatou aos 40, de pênalti, com Andi Zeqiri, e o gol da vitória, aos 48, foi do meia Bryan Zaragoza, de 23 anos, do Osasuna.

O DESPRENDIMENTO do atacante Alvaro Morata, de 32 anos, foi elogiado quando ele entregou a bola para Yeremy bater o pênalti. Se tivesse feito o gol, Morata se igualaria a Fernando Torres como terceiro artilheiro da seleção, com 38, depois de Raul Gonzalez (44) e David Villa (59).

O TÉCNICO Luis de la Fuente, de 63 anos, ex-lateral-esquerdo, disse que “Morata é o jogador que mais agrega e seu espírito de equipe tem sido fundamental, principalmente para a adaptação dos jovens à seleção”. Aos 32 anos, Morata foi campeão europeu Sub-17 e 19, campeão no Real Madrid, Juventus e Chelsea, e atualmente joga no Milan.

ALÉM DE CUBARSÍ, de 17 anos, do Barcelona, que jogou de máscara por problema no nariz, outros dois estreantes também tiveram boa atuação: o lateral-direito Óscar Mingueza, de 25 anos, do Celta de Vigo, e Aitor Paredes, de 24 anos, zagueiro do Athletico de Bilbao.

OS MEIAS DE 21 ANOS, Marc Casadó e Pedri, ambos do Barcelona, foram outra vez elogiados pela atuação de elevado nível, e o técnico Luis de la Fuente resumiu com alegria: “Parecem veteranos”. Campeã da Eurocopa, a Espanha aparece como principal favorita ao título da Liga das Nações.

Fotos: Fabrice Coffrini / AFP