Escolha uma Página

O PALMEIRAS TORNOU-SE O TERCEIRO BRASILEIRO A GANHAR DUAS VEZES CONSECUTIVAS A COPA LIBERTADORES, repetindo o Santos de 62-63 do Rei Pelé e o São Paulo de 92-93 do mestre Telê Santana, ao vencer o Flamengo por 2 x 1, na prorrogação da noite deste último sábado (27) de novembro, no estádio Centenário, em Montevidéu. O técnico português Abel Ferreira é o primeiro estrangeiro bicampeão do maior torneio de clubes da América do Sul. 

O PALMEIRAS IMPÔS AO FLAMENGO, campeão em 1981 e 2019, a primeira derrota em uma decisão da Libertadores,  decidida pelo segundo ano consecutivo por um jogador saído da reserva. O atacante carioca Deyverson, de 30 anos, marcou o gol do título aos 5 minutos do 1º tempo da prorrogação, tal como o atacante mineiro Breno Lopes, de 24 anos, aos 8 minutos dos acréscimos do 2º tempo da decisão de 2020 com o Santos no Maracanã. 

GOL DE TRÊS TOQUES – O Palmeiras fez 1 x 0 aos 6 minutos do 1º tempo, com o gol de Raphael Veiga, de canhota, por baixo dos braços do goleiro Diego Alves, após cruzamento rasteiro de Mayke, que aproveitou o lançamento longo de Gustavo Gomez. O Flamengo empatou aos 27 minutos do 2º tempo, com o gol de Gabriel, que tabelou com Arrascaeta e finalizou entre o goleiro e a trave direita. 11º gol de Gabriel, artilheiro da Libertadores 2021. Prêmio merecido.

ATACANTE ATENTO – Não foi só pela falha de Andreas, que prendeu o pé no gramado, ao receber passe curto de David Luiz para sair jogando, que o jogo foi decidido, mas pela atenção de Deyverson, que arrancou rápido e finalizou de canhota na saída de Diego Alves, que quase evitou o gol com o pé esquerdo. Taurino de 8/5/91, Deyverson Silva iniciou na Série C carioca do Mangaratibense, jogou em Portugal e Espanha, e voltou ao Palmeiras em junho de 2021.

QUATRO ANOS DEPOIS – O Palmeiras voltou a vencer o Flamengo depois de quatro anos, após quatro empates e cinco derrotas. Deyverson fez os gols da vitória (2 x 0) pelo Campeonato Brasileiro, no domingo, 12/11/2017, no estádio do Palmeiras, dirigido por Alberto Valentim, e do elenco atual, só com Mayke, Luan, Felipe Melo e Dudu. O técnico do Flamengo era o colombiano Reinaldo Rueda, e do grupo, só Diego Alves, Renê, Arão e Everton Ribeiro. 

OS CAMPEÕES – Weverton, Mayke (Gabriel Menino), Gustavo Gomez (c) e Piquerez (Felipe Melo); Danilo (Patrick de Paula), Zé Rafael (Danilo Barbosa), Raphael Veiga (Deyverson) e Gustavo Scarpa; Dudu (Wesley) e Rony – o Palmeiras campeão da Libertadores 2021, 1º título internacional fora do país, com 9 vitórias, 3 empates, 1 derrota, saldo de 19 gols (29 a 10). Em toda sua história, 100% de aproveitamento em confrontos com adversários brasileiros.

ENCAROU O ÁRBITRO – O volante Felipe Melo, que exerce forte liderança no elenco do Palmeiras, foi o sexto e último advertido com cartão amarelo na final da Libertadores 2021, por encarar o árbitro argentino Nestor Pitana. Antes dele, o paraguaio Gustavo Gomez e o uruguaio Joaquin Piquerez. Os do Flamengo, Rodrigo Caio, Arrascaeta e Gabriel, por tirar a camisa e comemorar o gol no meio dos torcedores. Todos os cartões aplicados no 2º tempo.

34 FALTAS – Não houve surpresa em que tenham sido marcadas 34 faltas (18 do Palmeiras, 16 do Flamengo) porque já se esperava jogo pegado. Houve 29 chutes na tentativa de acertar o alvo – 19 do Flamengo, 10 do Palmeiras -, mas só 8 foram na direção do gol: 6 do Palmeiras. O Flamengo realizou 725 trocas de passes, com precisão de 83%, e o Palmeiras conseguiu precisão de 71% em 407 passes. Gramado excelente do estádio Centenário, em Montevidéu.

Foto: Palmeiras, UOL, Jovem Pan