O PALMEIRAS TEVE INÍCIO FULMINANTE, com dois gols em três minutos, e a chance de liquidar o jogo quando Raphael Veiga chutou pênalti por cima da trave, e o São Paulo, que havia vencido por 1 x 0 no Morumbi, igualou o placar agregado em 2 x 2, com Luciano cobrando pênalti, e se classificou nos pênaltis por 4 x 3 para as quartas de final da Copa do Brasil.
O ALLIANZ PARQUE RECEBEU O MAIOR PÚBLICO de sua história: 41.361, superando o recorde de 41.256 de Palmeiras 3 x 2 Vitória, da última rodada do Campeonato Brasileiro de 2018, na tarde do domingo, 2 de dezembro. A renda da noite foi de R$3.557.294,35, em jogo pegado, obrigando o experiente árbitro gaúcho Leandro Pedro Vuaden, de 47 anos, a aplicar oito cartões amarelos.
O PALMEIRAS abriu o placar logo aos 10 minutos, com o lateral-esquerdo uruguaio Joaquin Piquerez, completando cruzamento de Gabriel Veron, e três minutos depois, o meia Raphael Veiga fez 2 x 0, mas na volta do intervalo, chutou por cima o pênalti de Gustavo Gomez, que agarrou Calleri. O gol do São Paulo foi de Luciano, de pênalti, aos 24 minutos, levando a decisão da vaga aos pênaltis.
JANDREI, GOLEIRO DO SÃO PAULO, defendeu a cobrança de Rafael Veiga, e Weverton defendeu a de Luciano. Daí em diante, os batedores aproveitaram bem: Scarpa converteu e Calleri empatou. Gustavo Gomez fez 2 x 1 e Nikão empatou. Piquerez converteu a terceira cobrança do Palmeiras, e Igor Vinicius empatou. Jandrei defendeu a cobrança de Wesley, e Igor Gomes classificou o São Paulo (4 x 3).
OS CLASSIFICADOS, dirigidos pelo ex-goleiro Rogerio Ceni, multicampeão no São Paulo: Jandrei, Diego Costa (c), Miranda (Nikão) e Leo; Igor Vinicius, Gabriel Neves (Talles Costa), Rodrigo Nestor (Pablo Maia), Igor Gomes e Wellington (Luizão); Patrick (Luciano) e Calleri. O São Paulo foi quatro vezes semifinalista e na única decisão da Copa do Brasil perdeu em 2000 para o Cruzeiro.
PALMEIRAS – Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gomez (c), Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael (Gabriel Menino), Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Gabriel Veron (Breno Lopes) e Dudu (Wesley). Eliminado, o técnico português Abel Ferreira continua em duas frentes de títulos, da Copa Libertadores, em que pode ser o primeiro a ganhar três consecutivas, e do Campeonato Brasileiro, que continua liderando.
EM SEU 80º JOGO DA COPA DO BRASIL como mandante, o Palmeiras foi eliminado após sofrer apenas a 9ª derrota, depois de 55 vitórias e 16 empates. O time havia vencido 27 dos 35 jogos mata-mata, e desde a estreia da comissão técnica portuguesa, em novembro de 2020, o Palmeiras ganhou 21 dos jogos mata-mata no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil, além de ter revertido 20 resultados negativos.
SÃO PAULO E FLUMINENSE farão domingo (17), no Morumbi, o confronto de dois dos três tricolores que se classificaram para as quartas de final da Copa do Brasil como visitantes.
Foto: UOL