O PALMEIRAS CONCLUIU A MELHOR campanha da história da fase de grupos da Libertadores e vai ao mata-mata das oitavas de final como único com 100% de aproveitamento, depois de golear o Tachira, da Venezuela, por 4 x 1, na noite de ontem (24), no Allianz Parque, em São Paulo. R$1.722.282,57. 29.032 pagantes. Além do Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro e River Plate são os outros sem derrota.
O PALMEIRAS SUPEROU a campanha de 2015 do Boca, 2º maior vencedor da Libertadores com seis títulos, que também ganhou todos os jogos da fase de grupos, mas com menos cinco gols de saldo (17), e a de 2020 do River, 3º maior vencedor da Libertadores com quatro títulos, que venceu igualmente todos os jogos, mas com menos quatro gols. Além disso, o Palmeiras tem os dois principais artilheiros de 2022.
O MEIA GUSTAVO SCARPA foi o destaque da noite com três gols, substituindo nas cobranças de dois pênaltis Raphael Veiga, que testou positivo para Covid. No 2º tempo, Fran Abreu fez o gol do Tachira; Rony marcou o 3º e Gustavo Scarpa completou a goleada com o segundo pênalti. Nas seis vitórias o Palmeiras fez 25 gols e sofreu 3, com o saldo recorde de 22 gols na fase de grupos da Libertadores.
O PALMEIRAS TAMBÉM ganhou com a maior goleada, 8 x 1 no Independiente Petrolero, da Bolívia, e tem os dois principais artilheiros, Rafael Navarro, com 7, e Raphael Veiga, com 6. A segunda vaga do Grupo A ficou com o Emelec, que na altitude do Equador, goleou o Independiente Petrolero por 7 x 0, que terminou em último, sem vitória e com saldo negativo de 23 gols, marcando 3 e sofrendo 26.
BRAGANTINO ELIMINADO EM ÚLTIMO
O BRAGANTINO, do técnico paulistano Maurício Barbieri, foi a grande decepção do futebol paulista na fase de grupos da Libertadores, eliminado em último lugar no Grupo C, com 5 pontos, só uma vitória, dois empates, três derrotas e saldo negativo de quatro gols (5 a 9). O time de Bragança Paulista teve outra atuação desastrosa, ao perder na noite de ontem (24) para o Nacional, em Montevidéu, por 3 x 0.
OS DOIS CLASSIFICADOS do Grupo C foram o Estudiantes, maior campeão da Libertadores com sete títulos, quatro consecutivos, e o Velez Sarsfield. No clássico argentino, na noite de ontem (24), o Velez goleou o Estudiantes por 4 x 0, na cidade de La Plata, a 60 km da capital Buenos Aires. O Estudiantes somou 13 pontos e o Velez, 8. Em 3º, o Nacional do Uruguai garantiu vaga na Copa Sul-Americana.
Foto: UOL