O Palmeiras assumiu pela primeira vez a liderança (provisória) do Brasileirão 2018, com 53 pontos, ao ganhar (3 x 1) do time de reservas do Cruzeiro, no único jogo deste último domingo (30) de setembro, diante de 35.654 pagantes, no estádio municipal do Pacaembu, em São Paulo. Foi a décima quinta vitória – décima como mandante e a terceira por 3 x 1 -, já assegurada antes do intervalo (2 x 1), com uma das melhores apresentações do time no atual campeonato.
TRUNCADO – O Palmeiras fez 1 x 0, gol de Lucas Lima aos 22, após escanteio de Dudu. A bola desviou em Ariel Cabral e tirou a chance de defesa do goleiro Rafael. O Cruzeiro empatou aos 30 com o argentino Mancuello convertendo pênalti mal marcado – toque do zagueiro Gustavo foi fora da área – e desde então o jogo se tornou truncado, com reclamações dos jogadores e protestos dos torcedores do Palmeiras, que fez 2 x 1 aos 41 com o gol de Hyoran após lançamento de Dudu.
OUTRO PÊNALTI – O árbitro Dewson Freitas, único da Fifa na Federação Paraense, acertou ao marcar o segundo pênalti – zagueiro Marcelo Hermes cortou com o braço na área -, que o zagueiro Gustavo bateu forte no canto e fez seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras. O árbitro havia saído no intervalo sob muita pressão, inclusive a de um diretor do Palmeiras, que até o ofendeu e deve ser citado na súmula. O jogo terminou com seis minutos de acréscimos.
10 CARTÕES – O primeiro cartão, aos 18 minutos, foi para o meio-campo argentino Mancuello, por falta em Felipe Melo, o que provocou reclamação dos jogadores do Cruzeiro, que logo cercaram o árbitro. Os outros advertidos do campeão mineiro foram o lateral Ezequiel, os zagueiros Marcelo Hermes, Léo e Manoel, e o atacante Fred, que reapareceu após seis meses. Fred entrou no lugar de Raniel, aos 18 do segundo tempo, após se recuperar de delicada cirurgia.
Os quatro do Palmeiras advertidos com cartão amarelo foram Felipe Melo, aos 36 do primeiro tempo – segundo cartão do jogo -, por falta sem bola no volante argentino Lucas Romero, e os atacantes Hyoran, Deyverson e Moisés, o último, já nos acréscimos, aos 49. A renda no Pacaembu foi de R$1.260.130,00, em domingo de muito calor na capital paulista.
OS LÍDERES – O Palmeiras assumiu a liderança provisória com Fernando Prass, Marcos Rocha (Mayke, 29 do segundo tempo), Luan, Gustavo e Victor Luis; Felipe Melo, Bruno Henrique, Lucas Lima (Moisés, 40 do segundo tempo) e Hyoran; Dudu (Willian, 14 do segundo tempo) e Deyverson. Técnico – Luis Felipe Scolari.
DOIS PONTOS à frente do São Paulo (51), o Palmeiras terminará a rodada 27 na liderança isolada, se o tricolor paulista não vencer o Botafogo, no jogo das 16 horas deste domingo (30), no estádio Nilton Santos. O Palmeiras tem 53 pontos – 15 vitórias, 8 empates, 4 derrotas -, e passou a ter o ataque mais positivo (41) e a defesa menos vazada (18).
DÉCIMA EM CASA – Dos 13 jogos como mandante, o Palmeiras ganhou 10, só perdendo (3 x 2) para o Sport e 0 x 0 com a Chapecoense. Em casa, não sofreu gol em oito dos treze jogos. O próximo jogo é o clássico com o São Paulo, sábado (6), às 18 horas, no Morumbi. Depois, mais quatro jogos como visitante: Flamengo, Atlético Mineiro, Paraná e Vasco. Os outros seis jogos da reta final serão em São Paulo, com Grêmio, Ceará, Santos, Fluminense, América Mineiro e Vitória, na última rodada.
OITAVA DERROTA – O Cruzeiro sofreu a oitava derrota no Brasileirão 2018 – sexta como visitante -, mas terminará a rodada 27 em sétimo lugar com 37 pontos – 9 vitórias, 10 empates, 8 derrotas -, mas, agora com saldo negativo de um gol, com 22 marcados e 23 sofridos. O próximo jogo será com o Ceará, no Mineirão, mas ainda sem data confirmada. Os jogos restantes em casa serão com Chapecoense, Paraná, Corinthians, Vitória e Flamengo, e como visitante com Vasco, América Mineiro, Atlético Paranaense, São Paulo e Bahia, na última rodada.
VALEU POR TRÊS – Palmeiras 3 x 1 Cruzeiro, o primeiro jogo deste último (30) domingo de setembro, valeu (em gols) pelos três jogos que abriram ontem (sábado, 29) a vigésima sétima rodada, Fluminense 0 x 1 Grêmio, América Mineiro 0 x 0 Corinthians e Bahia 0 x 0 Flamengo. Detalhe: o único gol do sábado foi também o único de calcanhar, marcado pelo atacante Everton, em 263 jogos.
CRUZEIRO x BOCA – Na próxima quinta (4 de outubro), o Cruzeiro fará o jogo de volta com o Boca Juniors, no Mineirão, pela Libertadores, precisando ganhar por 3 x 0 para se classificar direto, ou por 2 x 0 para decidir nos pênaltis, depois de ter perdido (2 x 0) o jogo de ida em Buenos Aires.
Foto: site oficial do Palmeiras | Foto: Reprodução TV UOL