O Palmeiras impôs a sexta derrota ao Fluminense, como visitante, na noite de ontem (10), em jogo atrasado e que completou a décima sexta rodada do Brasileirão 2019. O Palmeiras chegou aos 36 pontos em 18 rodadas, só um ponto a menos que o vice-líder Santos (37) e a três do líder Flamengo (39). O Fluminense, com 15, é décimo sétimo.

BEM TRANQUILA – O Palmeiras foi bem superior e definiu o jogo logo aos nove minutos, com o gol de Luiz Adriano, de joelho, após chute  de Diogo Barbosa na trave. Na volta do intervalo, Luiz Adriano marcou mais dois gols, em cinco minutos: aos 13, com assistência de Dudu, e aos 18, completando de cabeça o cruzamento de Marcos Rocha. O Fluminense só teve uma chance clara de gol, com João Pedro, aos 29 do primeiro tempo.

MUITO RUIM – Em todos os sentidos – individual e coletivo -, a exibição do Fluminense foi muito ruim, o time se mostrou abatido após o segundo gol e apagou de vez, cinco minutos depois, ao sofrer o terceiro. Teve sorte de o Palmeiras se contentar com os 3 x 0, se não teria saído com uma goleada.

PRIMEIRO HAT-TRICK – Foi o primeiro jogo em que Luiz Adriano, 32 anos, 1,83m, gaúcho de Porto Alegre, marcou três gols. Revelado na base do Internacional, foi comprado em 2017 do Milan pelo Spartak Moscou, que divide seus direitos com o Palmeiras, até 2023. Luiz Adriano é casado com Ekaterina Dorozhko, modelo russa de 23 anos, que vibrou muito no camarote.

INDIFERENÇA – Depois da estreia com a virada (2 x 1) sobre o Goiás, o técnico Mano Menezes dirigiu o time pela primeira vez no Allianz Parque. O anúncio de seu nome, antes do jogo, no serviço de som do estádio foi recebido com indiferença. Alguns palmeirenses se mostraram contrários à sua contratação. É o décimo segundo técnico a comandar o time no moderno estádio do Palmeiras.

SEXTA VITÓRIA – O Palmeiras ganhou o sexto dos nove jogos como mandante, sem sofrer gol: 4 x 0 no Fortaleza, 1 x 0 no Internacional, 4 x 0 no Santos, 1 x 0 no Atlético Paranaense, 2 x 0 no Avaí e 3 x 0 no Fluminense. Invicto em casa, empatou com o Vasco (1 x 1) e com o Bahia (2 x 2). Terceiro com 36 pontos – 10 vitórias, 6 empates, 2 derrotas, aumentou o saldo para 15 gols, com 29 marcados e 14 sofridos. 

11 DERROTAS – O Fluminense passou a ser o que mais perdeu em 18 rodadas no Brasileirão 2019, com 11 derrotas, após a sexta como visitante e segunda sem fazer gol. Décimo sétimo com 15 pontos, só está à frente do CSA, antepenúltimo, por ter mais uma vitória (4 a 3). Com a defesa mais vazada, sofreu 29 gols, igual ao Goiás e à Chapecoense.O Fluminense encerra o turno com o Corinthians, domingo (15), no Maracanã, e abre o returno no Serra Dourada com o Goiás, que o venceu (1 x 0), no Maracanã.

PALMEIRAS – Fernando Prass, Marcos Rocha, Luan, Victor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique (Tiago Santos, 23 do segundo tempo) e Scarpa (Raphael Veiga, 33 do segundo tempo); Willian, Dudu e Luiz Adriano (Borja, 24 do segundo tempo). Fernando Prass voltou ao time quase quatro meses após o último jogo, em que o Palmeiras venceu (1 x 0, gol de Moisés) o Sampaio Corrêa, no Castelão, em São Luis, em 22 de maio, pela Copa do Brasil.

O Palmeiras termina o turno com o Cruzeiro, sábado (14), no Allianz Parque, e abre o returno com o Fortaleza, no Castelão.O Palmeiras anunciou no intervalo que disputará o torneio da Flórida em janeiro, como parte da pré-temporada para a campanha de 2020. Os jogos serão nos dias 15 e 18, e os outros participantes, Nacional de Medellin (Colômbia), Spartak Moscou e o arquirrival Corinthians.

FLUMINENSE – Muriel, Gilberto, Nino, Digão e Caio Henrique; Airton (Yuri Lima, 29 do segundo tempo), Ganso (Dodi, 37 do segundo tempo) e Nenê; Wellington Nem (Marcos Paulo, 10 do segundo tempo), João Pedro e Yony Gonzalez. Técnico – Oswaldo de Oliveira. O clima é de desolação no elenco, que ainda não recebeu o décimo terceiro salário e o mês de agosto.

SÓ DOIS CARTÕES – Palmeiras 3 x 0 Fluminense teve arbitragem tranquila de Anderson Luis Daronco, da Federação Gaúcha e da FIFA. Ele só fez duas advertências com cartão amarelo: aos 32 do primeiro tempo a Wellington Nem, por falta em Diogo Barbosa, e aos 15 do segundo tempo a Airton, por falta em Dudu. R$1.557.517,40. 27.956 pagantes.

180 JOGOS, 417 GOLS – Após Palmeiras 3 x 0 Fluminense, todas as rodadas estão concluídas e o Brasileirão 2019 registra 417 gols em 180 jogos, com a média de 2.31 gols por jogo. A vitória do Palmeiras foi a de número 92 dos mandantes; os visitantes ganharam 42 jogos, menos que os empates (46). 3 x 0 é o oitavo placar, em 7 jogos. 1 x 0 foi o mais registrado, em 41 jogos.

Foto: Fox Sports