Fotos: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
O Palmeiras quebrou um tabu de dezesseis anos sem vencer o São Paulo no Morumbi e depois de 15 derrotas e 9 empates, consolidou a liderança isolada do Brasileirão 2018, com uma vitória categórica (2 x 0), merecendo o resultado por ter sido superior na maior parte do jogo, apitado com segurança pelo goiano Wilton Sampaio. R$2.959.044,00. 56.694 pagantes.
TRÊS PONTOS – Com a décima sexta vitória em 28 jogos – sexta como visitante -, o Palmeiras se isolou na liderança com 56 pontos – 16 vitórias, 8 empates, 4 derrotas – e saldo de 25 gols, com 43 marcados e 18 sofridos. Foi a quarta vitória de 2 x 0 do Palmeiras, que por esse placar havia ganho do Botafogo e do Atlético Paranaense, e do Grêmio, fora de casa.
EM QUARTO – Muito vaiado no final, pelo quarto jogo consecutivo sem vitória, o São Paulo manteve o quarto lugar com 52 pontos – 14 vitórias, 10 empates, 4 derrotas – e saldo de 16 gols, com 39 marcados e 23 sofridos. O São Paulo tem a mesma pontuação do Flamengo, que é terceiro pela vantagem no saldo de gols (3), com 41 marcados e 22 sofridos. O São Paulo perdeu pela primeira vez, no atual campeonato, no Morumbi, depois de 9 vitórias e 4 empates.
VICE-LÍDER – Derrotado de virada na véspera – 2 x 1 pelo Sport -, o Internacional é vice-lider com 53 pontos – 15 vitórias, 8 empates, 5 derrotas – e saldo de 17 gols, com 36 marcados e 19 sofridos. Pode ser alcançado em pontos pelo Grêmio (50), que faz o último jogo da noite deste sábado (6), em Porto Alegre, com o Bahia, décimo quarto com 30 pontos.
OS GOLS – O primeiro foi do zagueiro paraguaio Gustavo Gomez, 25 anos, 1,85m, completando de cabeça o escanteio de Dudu, aos 34. Foi o segundo gol que marcou, após o de pênalti nos 3 x 1 sobre o Cruzeiro, no Pacaembu, no domingo 30 de setembro. Gustavo Raul Gomez Portillo é do Milan, que após 20 jogos o emprestou ao Palmeiras, até julho de 2019.
DEYVERSON – Fez o segundo gol, também de cabeça, aos 38 minutos, também do primeiro tempo, após cruzamento sob medida do lateral-direito Mayke. Um minuto antes, Dudu acertou a trave. Deyverson Brum Silva Acosta, 27 anos, 1,87m, é de Mangaratiba, município da microrregião de Itaguaí, a 85 km da capital do Rio de Janeiro. Foi do Benfica e do Belenenses (Portugal), Alavés (Espanha), Colônia (Alemanha) e tem contrato com o Palmeiras até julho de 2022.
NOVOS LÍDERES – Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gomez e Victor Luis; Felipe Melo, Moisés e Lucas Lima; Dudu, Deyverson e Hyoran. O técnico Luiz Felipe Scolari – ganhador da última Copa do Mundo da seleção brasileira, em 2002 -, substituiu Marcos Rocha por Mayke; Lucas Lima por Bruno Henrique, e Hyoran por Willian.
JOGOS RESTANTES – O Palmeiras, novo líder isolado, disputará mais quatro jogos como visitante – Flamengo, Atlético Mineiro, Paraná e Vasco – e seis com o mando de campo, a partir do próximo com o Grêmio, domingo (14), no Pacaembu. Depois, com o Ceará, Santos, Fluminense, América Mineiro e Vitória, na última rodada, domingo, 2 de dezembro.
O SÃO PAULO terá mais cinco jogos no Morumbi – Atlético Paranaense, Flamengo, Grêmio, Cruzeiro e Sport – e será visitante nos jogos com o Internacional – domingo, 14 -, Vitória, Corinthians, Vasco e Chapecoense, na última rodada, domingo, 2 de dezembro.