Foto: Eduardo Carmim / Photo Premium/Lancepress
 
 
A presença do presidente eleito Jair Bolsonaro, aplaudido de pé pelos torcedores ao aparecer com a camisa verde do clube, foi a novidade da festa de encerramento do Brasileirão 2018, em que o campeão Palmeiras estabeleceu novo recorde de público no Allianz Parque – 41.256 pagantes -, na tarde deste primeiro domingo (2) de dezembro, festejando o décimo título com 3 x 2 sobre o rebaixado Vitória, que chegou a dar um susto, ao empatar depois que o campeão fez 2 x 0 no início do segundo tempo.
 
80 PONTOS – O Palmeiras somou 80  pontos em 38 jogos – 23 vitórias, 11 empates, 4 derrotas -, teve o ataque mais positivo (64) e a defesa menos vazada (26). A vantagem sobre o vice-campeão Flamengo, que somou 72, foi de 8 pontos. Das 23 vitórias do campeão, 16 foram em sua belíssima Arena, onde empatou dois jogos – 0 x 0 com a Chapecoense e 1 x 1 com o Flamengo – e só perdeu (3 x 2) para o Sport, quando o time ainda era dirigido pelo ex-técnico Roger Machado.

Foto: Reprodução

MEDALHAS – O Palmeiras conferiu ao presidente eleito Jair Bolsonaro a honra de entregar as medalhas aos campeões de 2018, mas ele só passou a taça às mãos do capitão Bruno Henrique, autor do gol da vitória, preferindo não subir ao pódio, por entender que só os jogadores e a comissão técnica mereciam ocupar o espaço ao fim de conquista tão expressiva, depois de campanha brilhante.
 
EDU DRACENA, que renovou contrato até o fim de 2019, marcou o primeiro gol aos 44, completando de cabeça o cruzamento sob medida do atacante Dudu, que deve receber o prêmio de melhor do campeonato. Na volta do intervalo, o meia Gustavo Scarpa fez 2 x 0 aos 12 minutos, com chute rasteiro de fora da área e contou, em parte, com a falha do goleiro João Gabriel.
EM DOIS MINUTOSo Vitória empatou com os gols de Yago aos 25, convertendo pênalti que sofreu do zagueiro Antonio Carlos, bem marcado pelo árbitro Heber Roberto Lopes, da Federação Catarinense, e de Luan, que completou boa jogada do ataque. O meia Bruno Henrique fez o gol da vitória aos 41, com chute forte da entrada da área.
 
UM DOS QUATRO rebaixados, o Vitória terminou em penúltimo lugar com 37 pontos – 9 vitórias, 10 empates, 19 derrotas – e com o alarmante saldo negativo de 27 gols, com 36 marcados e 63 sofridos. Dos 19 jogos como visitante, o Vitória perdeu 12, sem fazer gol em cinco; empatou cinco, com três 0 x 0 e só ganhou dois: 3 x 2 no Vasco e 1 x 0 na Chapecoense.