Escolha uma Página

O PALMEIRAS GANHOU HOJE (12), o terceiro título sub-20 de 2022, ao vencer o Flamengo nos pênaltis por 4 x 2, depois de 0 x 0 nos 90 minutos, na decisão da Copa do Brasil, na Arena Barueri, na região metropolitana de São Paulo, que escolheu por ter feito a melhor campanha. Antes, o Palmeiras já havia ganhado a Copa São Paulo (a Copinha) e o Campeonato Brasileiro.

O FLAMENGO melhorou na volta do intervalo, e nem mesmo a expulsão do zagueiro Cleiton, aos 12 minutos, fez o time deixar de ser menos ofensivo, exigindo boas defesas do goleiro Kaíque, que dividiu com Kauã Santos, goleiro do Flamengo, o brilho da final sub-20 da Copa do Brasil. O Flamengo utilizou Victor Hugo, Mateus França, Werton e Mateus Gonçalves, que já haviam atuado no primeiro time.

PALMEIRAS 0 x 0 FLAMENGO foi sob sol forte e calor de 30 graus, obrigando o árbitro Maguielson Lima Barbosa, do Distrito Federal, a paradas técnicas para reidratação. Aos 12 do 2º tempo, ele advertiu com cartão amarelo, na área do Flamengo, os zagueiros Naves, do Palmeiras, e Cleiton, que trocaram empurrões, e Cleiton foi expulso porque havia recebido cartão amarelo no 1º tempo.

O GOLEIRO Kaíque, do Palmeiras, defendeu a cobrança de Werton, e Zé Welinton isolou a outra cobrança do Flamengo, com os jogadores demonstrando apreensão e nervosismo. O Palmeiras converteu todas as cobranças, a última com o meia Jhon Jhon, que ganhou o prêmio de melhor do jogo. O Palmeiras preferiu não escalar Endrick, de 16 anos, revelação da Série A do Brasileiro.

DIGNO DE ELOGIOS o trabalho dos técnicos. Paulo Victor Gomes, paulista de 33 anos, desde 2015 no Palmeiras, voltou após treinar quatro anos a seleção brasileira sub-15, campeã do Torneio de Toulon, e foi assistente de André Jardine no segundo ouro olímpico, em 2020 no Japão. Agradeceu à CBF, mas preferiu retornar ao Palmeiras. Em janeiro, ganhou a Copinha com 4 x 0 na decisão com o Santos.

COM O PRENOME em homenagem a Zagallo, o carioca Mario Jorge Santos Silva, de 44 anos, começou no Audax Rio e em abril de 2016 iniciou no sub-13 do Flamengo. Em 2021, com o sub-17, ganhou o Brasileiro, a Copa e a Supercopa do Brasil. Na saída de Paulo Sousa e antes de Dorival Jr, dirigiu o time principal. Grato a Barbieri e a Zé Ricardo, “aprendi bastante com eles”, Mario Jorge é admirador do italiano Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid: “Gosto de ler a história dele, me inspira muito”.

FLAMENGO – Kauã Santos, Diego, Otávio, Cleiton e Marcos Paulo (Richard); Igor Jesus (André), Mateus França (Mateus Gonçalves) e Everton; Mateusão (Zé Welinton), Petterson (Ryan Luka) e Victor Hugo (Werton). Técnico – Mario Jorge Santos Silva.

PALMEIRAS – Kaíque, Garcia, Henri, Naves e Michel (Daniel); Fabinho (Ruan Ribeiro), Pedro Lima (Leo) e Jhon Jhon; Vitinho (Wendell e depois Allan) e Kevin (Edney). Técnico – Paulo Victor Gomes.

Fotos: Divulgação CBF