RECORDISTA DE TÍTULOS de campeão português (38) e único time de Portugal bicampeão da Champions (1960-61/1961-62), no auge da carreira de Eusébio, seu maior artilheiro, o Benfica continua decepcionando na Liga dos Campeões 2023-24, fazendo o verdadeiro papelão. Em seu belo Estádio da Luz, em Lisboa, o Benfica sofreu hoje (24) a terceira derrota para a Real Sociedad (1 x 0). O Benfica não só perdeu os três jogos, como ainda não conseguiu sequer marcar um gol.
O MEIA-ATACANTE espanhol Brais Mendez, de 26 anos, decidiu o jogo aos 18 minutos do 2º tempo, com o gol em bela jogada da equipe treinada por Imanol Alguacil, espanhol de 52 anos, ex-lateral-direito. Por sua vez, o técnico alemão Roger Schmidt, ex-meia de 56 anos, ficou impaciente com a atuação do Benfica, recorreu às cinco substituições e não conseguiu melhorar o rendimento da equipe, que tem criado pouco e finalizado mal.
REAL MADRID MANTÉM 100%
COM BOA ATUAÇÃO do ex-santista Rodrygo, autor do primeiro gol, e de Vinícius Junior, que lhe deu a assistência, o visitante Real Madrid venceu o Braga por 2 x 1, no estádio da Pedreira, mantendo 100% de aproveitamento com a terceira vitória consecutiva. O gol da vitória foi do inglês Jude Bellingham, de 20 anos, comprado do Borussia Dortmund por 100 milhões de euros em junho. O espanhol Alvaro Djaló, atacante de 24 anos, fez o gol do Braga.
CARLO ANCELOTTI, de 64 anos, campeão da Champions como jogador e técnico, planeja reforçar o meio-campo com cinco para o clássico de sábado (28), da 11ª rodada com o Barcelona, em que defenderá a liderança frente ao arquirrival, único invicto de La Liga 2023-2024. Ancelotti espera que Bellingham, artilheiro da Champions com 8 gols, se recupere da torção do tornozelo, que o fez deixar o gramado de Braga com dores e caminhando com dificuldade ao vestiário.
FINAL EMOCIONANTE NA PRIMEIRA VITÓRIA
DEPOIS DE DUAS DERROTAS, o Manchester United conseguiu vitória emocionante sobre o Copenhague, campeão da Dinamarca, com o gol de cabeça do zagueiro inglês Harry Maguire, aos 32 minutos do 2º tempo. Os 47 mil torcedores sofreram até o final, quando no último minuto o italiano Marco Guida marcou pênalti, que o goleiro André Onana, comprado da Inter de Milão, defendeu de mão trocada no canto esquerdo, e o árbitro encerrou o jogo.
ANDRÉ ONANA, camaronês de 27 anos, 1,91m, estreou na Europa em 2016 pelo Ajax, destacando-se nos quatro títulos de campeão holandês, e atraindo a Inter de Milão, onde ganhou mais dois títulos, e foi vendido ao Manchester United por 55 milhões de euros (R$295 milhões). Após defender o pênalti e garantir a primeira vitória do Manchester United, o único goleiro negro do futebol inglês foi sufocado pelos abraços de todos os companheiros e ovacionado pelos torcedores.
APÓS O JOGO, A EUFORIA DA VITÓRIA deu um tempo ao minuto de silêncio, respeitado com profundo sentimento pelos 47 mil torcedores, em homenagem ao meia-atacante Bobby Charlton, que morreu sábado (28) aos 86 anos. De 1954 a 1973, ele marcou 249 gols em 758 jogos pelo Manchester United, quatro vezes campeão inglês e da Champions (1967-68), e foi da única seleção inglesa campeã do mundo em 1966, marcando 49 gols em 106 jogos, terceiro maior artilheiro, depois de Wayne Rooney (120 jogos, 53 gols) e de Harry Kane (84 jogos, 58 gols).
OUTRA BOA VITÓRIA inglesa, na noite de hoje (24), foi a do visitante Arsenal de Londres sobre o Sevilha por 2 x 1, no Estádio Ramon Sanchez Pizjuan, no Sul da Espanha. Os gols foram dos paulistas Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus, e o meia sérvio Nemanja Gudelj marcou o gol do Sevilha, que ainda tentou o empate, mas o Arsenal se fechou bem. O Arsenal lidera o Grupo B, e o vice-líder é o francês Lens, que empatou (1 x 1) em casa com o holandês PSV.
BAYERN VENCE E MANTÉM 100%
COM OUTRA GRANDE atuação, o visitante Bayern de Munique, ganhador dos últimos onze campeonatos alemães, venceu o Galatasaray, maior campeão turco, com 23 títulos, na noite de hoje (24) por 3 x 1, no Estádio Rams, em Istambul. O francês Coman abriu o placar aos 8 e o argentino Mauro Icardi empatou aos 30, convertendo pênalti que sofreu do volante Kimmich. No 2º tempo, o inglês Harry Kane fez o 2º gol aos 27, e o 3º foi de Musiala, meia alemão de 20 anos.
O BAYERN lidera com folga o Grupo A, com três vitórias, nove gols marcados e cinco sofridos em três jogos. O atacante inglês Harry Kane, comprado do londrino Tottenham por 100 milhões de euros, em agosto, para substituir Lewandowski, que foi para o Barcelona, está aumentando a confiança dos torcedores do Bayern, com atuações mais firmes a cada jogo. Bom lembrar: Kane foi o artilheiro da Copa do Mundo de 2018.
A ITÁLIA CONSEGUIU duas boas vitórias na terceira rodada da fase de grupos da Champions, a do campeão Napoli por 1 x 0 no Union Berlin, no Estádio Olímpico da capital alemã, com o gol do atacante Giacomo Raspadori, de 23 anos, e a da Inter de Milão, atual vice-campeã da Europa, sobre o Salzburg da Áustria por 3 x 1, no Estádio Giuseppe Meazza. O chileno Alexis Sanchez fez 1 x 0 e o meia israelense Oscar Gluh, de 19 anos, empatou. No 2º tempo, o turco Çalhanoglu fez 2 x 1, e o argentino Lautaro Martinez marcou o 3º gol.
A TERCEIRA RODADA será concluída amanhã (25), e entre os oito jogos, PSG e Milan deverão fazer o mais equilibrado e de melhor nível técnico, no Parque dos Príncipes, em Paris. O Manchester City, atual campeão, é o maior favorito, na visita ao Young Boys, mero participante, no Estádio Wankdorf, em Berna, capital da Suíça, onde o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo de 1954 pela Hungria (4 x 2), no domingo, 27 de junho.
Fotos: UOl, Renascença, Flahscore e Terra