Com atuação destacada – marcou um belo gol e deu assistência para outro -, o atacante paraguaio Derlis Gonzalez, de 24 anos, 1,72m, brilhou nos 2 x 0 do Santos sobre o Bahia, no jogo que abriu neste sábado (25) a rodada 21 das 38 do Brasileirão 2018, em que o Santos, mesmo com um jogo a menos, subiu para o décimo primeiro lugar com 24 pontos e zerou o saldo de gols (23 x 23), depois de ficar quatro rodadas com saldo negativo. O Bahia, décimo segundo com 22 pontos, pode terminar a rodada mais abaixo, dependendo de resultados.
O Santos foi melhor no segundo tempo, quando não deu espaço ao Bahia, e fez dois gols em 17 minutos. Derlis Gonzalez, aos 11, marcou o primeiro, após lançamento de Dodô, e aos 28 deu assistência sob medida para Gabriel Barbosa fazer o segundo, na saída do goleiro, e ser aplaudido ao deixar o campo, quando passou a braçadeira de capitão para o goleiro Vanderlei. 11.564 pagantes na Vila Belmiro, com boa arbitragem de Heber Roberto Lopes, que anulou (bem) um gol de Gabriel Barbosa.
Derlis Gonzalez saiu do Paraguai em 2011 para jogar no Benfica e depois se transferiu para o FC Basel, da Suíça. Em 2015 assinou por cinco temporadas com o Dínamo, de Kiev, capital da Ucrânia, e foi emprestado em 31 de julho de 2018 ao Santos, até meados de 2019. Antes do jogo de sábado (1 de setembro) no Rio com o Vasco, o Santos fará terça (28) o jogo de volta das oitavas da Libertadores com o Independiente, da Argentina, no Pacaembu. Em Buenos Aires, 0 x 0.