O clássico carioca que Flamengo e Botafogo disputarão no último domingo (28) de julho, às 16 horas, no Maracanã, terá o trio completo de árbitros da Federação Paulista e da FIFA. Raphael Claus apitará, com os assistentes Marcelo Van Gasse e Neuza Inês Back. O árbitro de video será Tiago Peixoto, também da Federação Paulista, com o ex-árbitro carioca Claudio Vinícius Cerdeira como observador. Os assistentes atuaram nas duas últimas Copas do Mundo, masculina e feminina.

CREDENCIAIS – Raphael Claus, natural de Santa Bárbara do Oeste, município do noroeste de São Paulo, a 140 km da capital, está entre os mais credenciados árbitros da Confederação Brasileira de Futebol, que o indicou a aspirante à FIFA em 2004, após apitar a final do Campeonato Paulista (Ituano 7 x 6 Santos, nos pênaltis), e em 2005 tornou-se efetivo. Claus apitou mais de dez decisões de campeonatos estaduais e em mais de vinte jogos das oitavas, quartas e semifinais da Copa do Brasil. Completará 40 anos dia 6 de setembro e desde já aparece entre os mais cotados para ser o árbitro do Brasil na Copa do Mundo de 2022 no Qatar.

PALMEIRAS x VASCO – Os outros dois jogos de times do Rio na décima segunda rodada do Brasileirão 2019 também serão apitados por árbitros da FIFA. Sábado (27), no Allianz Parque, Palmeiras x Vasco, às 17 horas, terá a direção de Ricardo Marques Ribeiro, 40 anos, FIFA desde 2009, melhor do Campeonato Brasileiro de 2014, ano em que apitou, na Colômbia, o primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana, Nacional de Medellin 1 x 1 River Plate. Árbitro número 1 da Federação Mineira.

FLUMINENSE x SÃO PAULO – O clássico dos tricolores, sábado (27), às 19 horas, no Maracanã, será apitado por Anderson Luis Daronco, 38 anos, da Federação Gaúcha e da FIFA desde 2015, quando foi eleito o melhor do Campeonato Brasileiro. Daronco teve boas atuações na recente Copa América e aparece entre os cotados para a Copa do Mundo de 2022.

CARIOCAS – Os outros dois jogos de sábado (27), às sete da noite, serão apitados por árbitros da Federação do Rio. Marcelo de Lima Henrique, 47 anos, em Internacional x Ceará, na Arena Beira Rio, em Porto Alegre, e Rodrigo Carvalhes Miranda, 39 anos, em Cruzeiro x Atlético Paranaense, no Mineirão.

DOMINGO – Chapecoense x Bahia, às 11 horas, na Arena Condá, em Chapecó – Dewson Freitas Silva, 38 anos, da Federação Paraense e da FIFA. Santos x Avaí, às 16 horas, na Vila Belmiro – Wagner Reway, 38 anos, da Federação Paraibana e da FIFA. Goiás x Atlético Mineiro, às 19 horas, no estádio Serra Dourada – Luiz Flavio Oliveira, 42 anos, da Federação Paulista e da FIFA. Fortaleza x Corinthians, às 19 horas, no Castelão – Wilton Sampaio, 37 anos, da Federação Goiana e da FIFA.

CSA x GRÊMIO – O jogo isolado da noite de segunda (29), no estádio Rei Pelé, em Maceió, será apitado por Caio Augusto Vieira, 37 anos, da Federação do Rio Grande do Norte e do quadro nacional da CBF. Será sua quinta arbitragem, após o jogo isolado da abertura, São Paulo 2 x 0 Botafogo, e do mais recente, Flamengo 6 x 1 Goiás, a maior goleada do Brasileirão 2019, no último dia 14, no Maracanã.

Foto: Foco no Esporte