A Comissão de Arbitragem da CBF decidiu fazer uma inversão na escala de árbitros dos jogos do líder e do vice-líder do Brasileirão 2019 neste fim de semana. Domingo (17), enquanto Bruno Arleu Araújo, da Federação do Rio de Janeiro, estiver na Arena Fonte Nova, em Salvador, apitando Bahia x Palmeiras, o paulista Raphael Claus, da Federação Paulista, estará na Arena Grêmio apitando Grêmio x Flamengo.

ENTRE OS MELHORES – Os dois árbitros escalados pelo gaúcho Leonardo Gaciba, pelotense de 48 anos, desde abril presidindo a Comissão de Arbitragem da CBF, estão entre os melhores do Brasileirão 2019, junto com o goiano Wilton Sampaio, que ainda ontem (13) teve atuação correta no histórico Flamengo 4 x 4 Vasco.

BRUNO ARAÚJO – Militar, 36 anos, Bruno Arleu Araújo é árbitro da Federação de Futebol do Rio de Janeiro desde 2015, destacando-se pela firmeza nas decisões. Na CBF, elogiado por mais de 30 atuações na Série B e de 40 na Série A, como árbitro de bom condicionamento físico e de elevado nível técnico. Em 2020 será o terceiro árbitro carioca na FIFA, juntando-se a Wagner Magalhães, de 40, e à Rejane Caetano da Silva, de 33 anos.

RAPHAEL CLAUS – Empresário bem-sucedido, 40 anos, Raphael Claus é da Federação Paulista e da FIFA desde 2015. Melhor árbitro do Brasileirão 2016-17-18, mais de 150 jogos na Série A, apitou mais de 15 decisões de campeonatos estaduais. Entre os mais cotados para a Copa do Mundo de 2022. Apitou a semifinal River x Boca da Libertadores 2019.

FLUMINENSE x ATLÉTICO – O jogo de sábado (16), no Maracanã, será apitado por Leandro Pedro Vuaden, da Federação Gaúcha. Ex-FIFA, Vuaden é dos mais experientes do quadro de bons árbitros da Confederação Brasileira de Futebol.

ATHLETICO x BOTAFOGO – Domingo (17), às 18 horas, na Arena da Baixada, em Curitiba, será apitado por Braulio da Silva Machado, da Federação Catarinense e da FIFA. VASCO x GOIÁS – O jogo será segunda-feira (18), às 19h30m, em São Januário, com arbitragem de Paulo Roberto Alves Júnior, da Federação Paranaense e do quadro nacional da CBF. Tem merecido muito elogio do ex-árbitro carioca Claudio Vinícius Cerdeira, que integra a Comissão de Arbitragem.