Escolha uma Página

O ÁRBITRO Szymon Marciniak, polonês de 42 anos, que apitou a final da Copa do Mundo de 2022 no Catar, foi alvo de muita crítica, ao marcar um pênalti escandoloso a favor do PSG, depois que a bola bateu no peito do lateral inglês Tino Livramento, de 21 anos, do Newcastle, na noite desta 3ª feira (28), diante de 45 mil torcedores no Parque dos Príncipes, em Paris. O empate em um gol manteve a chance do time francês de se classificar para as oitavas de final da Champions.

O ATACANTE sueco Alexander Isak, de 24 anos, marcou aos 24 do 1º tempo o gol do Newcastle, que voltou a contar com boa atuação dos meias brasileiros Bruno Guimarães e Joelinton. O pênalti a favor do PSG foi marcado no último, dos oito minutos de acréscimos do 2º tempo, convertido por Mbappé, que ganha o mais alto salário da Champions, equivalente a R$35 milhões por mês, menos da metade dos R$80 milhões que o saudita Al-Nassr paga a Cristiano Ronaldo.

NO OUTRO JOGO do Grupo F, o Borussia Dortmund garantiu a classificação com 10 pontos, com 3 x 1 no Milan, em pleno estádio de San Siro. Na última rodada, em 12 de dezembro, o time alemão recebe o PSG, 2º com 7 pontos, no Signal Iduna Park. Mesmo em último, com 5 pontos, o Milan – segundo maior campeão da Liga dos Campeões – ainda pode ficar com a segunda vaga, se vencer o Newcastle, na Inglaterra, desde que o PSG não ganhe do Borussia Dortmund na Alemanha.

VIRADA E DOIS RECORDES AOS 23 ANOS

O ATACANTE ERLING HAALAND bateu dois recordes, ao marcar o 1º gol da virada (3 X 2) desta 3ª feira (28) do Manchester City sobre o alemão Leipzig, diante de 55 mil torcedores, lotação completa do Etihad Stadium, em Manchester, no Noroeste da Inglaterra. Aos 23 anos e 130 dias, tornou-se o mais jovem, e o mais rápido, a marcar 40 gols em 35 jogos da Liga dos Campeões, superando o francês Mbappé, do PSG, que havia conseguido aos 23 anos de 317 dias.

O MANCHESTER CITY, do técnico espanhol Josep Guardiola, ex-volante de 52 anos, atual campeão, é um dos quatro com 100% de aproveitamento na fase de grupos de 2023-2024, junto com o Bayern, que joga em Munique, nesta 4ª feira (29) com o Copenhague; o Real Madrid, maior campeão com 14 títulos, que joga em casa com o Salzburg, da Áustria, e o Barcelona, que nesta 3ª feira (28) ganhou de virada (2 x 1) do FC Porto, no Camp Nou.

O BRASILEIRO PEPÊ, ex-Grêmio, fez o gol do FC Porto aos 29 minutos do 1º tempo, e na volta do intervalo, os portugueses João Félix, meia emprestado pelo Atlético de Madrid, aos 11 minutos, e o lateral João Cancelo, emprestado pelo Manchester City, aos 31 minutos, fizeram os gols da virada. O Barcelona volta às oitavas de final, após eliminado na fase de grupos das duas últimas edições da Liga dos Campeões.

A SEGUNDA VAGA nas oitavas de final do Grupo H pode ser do FC Porto, que precisa vencer o Shakhtar, da Ucrânia, ambos com 9 pontos, que nesta 3ª feira (28) ganhou do Royal Antuérpia (1 x 0), no Volksparstadion, em Hamburgo, cidade portuária da Alemanha. Porto x Shakhtar será no belo estádio do Dragão, do Porto, dia 12 de dezembro. O Shakhtar está mandando seus jogos em Hamburgo, após a Ucrânia ser invadida pela Rússia.

O ATLÉTICO DE MADRID, do técnico argentino Diego Simeone, manteve a invencibilidade e confirmou o 1º lugar do Grupo E, ao vencer nesta 3ª feira (28) o Feyenoord por 3 x 1, no estádio De Kuip (A Banheira, em holandês), na cidade portuária de Roterdam. A outra vaga é da Lazio, que venceu o Celtic Glasgow, da Escócia, por 2 x 0, gols de Ciro Immobile, em três minutos, aos 41 e aos 44 do 2º tempo, em noite de festa no belo Estádio Olímpico de Roma.

Foto: Reprodução e OJogo