Foto: Cristina Quicler / AFP

Os gols do empate Sevilha 1 x 1 Atlético de Madrid, no estádio Ramon Sanchez Pizjuan, em Sevilha – sul da Espanha – foram feitos por franceses: Ben Yedder, meia-atacante de 28 anos, que era do Toulouse, marcou o do Sevilha aos 35. No último lance do primeiro tempo, Antoine Griezmann, meia-atacante de 27 anos, canhoto, empatou em primorosa cobrança de falta. Griezmann foi o terceiro melhor da Copa do Mundo 2018, depois do croata Luka Modric e do belga Eden Hazard.

GOLEIROS – Bem que os times tentaram ganhar, mas os goleiros dominaram o segundo tempo. O checo Tomás Vaclik, 29 anos, 1,91m, brilhou com grandes defesas, impedindo que o Sevilha fosse derrotado. Não foi diferente o desempenho do esloveno Jan Oblak, 25 anos, 1,90m, que hoje completou 193 jogos pelo Atlético de Madrid, que defende desde 2014. 

A FAMÍLIA – Griezmann é um xodó dos torcedores do Atlético, que o comprou da Real Sociedad por 30 milhões de euros em 2014. Em 2019 ele completa 10 anos na Espanha, onde se casou com Erika Choperena, que conheceu em San Sebastián, quando jogava na Real Sociedad, e ela fazia o curso de psicologia infantil. Eles têm uma filha, Mia, que vai fazer três anos em abril.

Foto: Marcelo Del Pozo

GRIEZMANN tem uma irmã, Maude, que vive em Paris e é tratada ainda com mais carinho desde 2015, quando sobreviveu ao violento ataque terrorista do Teatro Bataclan, onde assistia a um concerto musical. Maude está cursando gerência de futebol para ser a responsável pelo restante da carreira do irmão. Ela e a cunhada Erika se dão muito bem.

GOL BRASILEIRO NA SEXTA DERROTA DO REAL MADRID

William José / futbelia.es

O atacante alagoano William José, único brasileiro da Real Sociedad, de San Sebastián, marcou o primeiro gol, logo aos três minutos, em cobrança de pênalti cometido pelo apoiador Casemiro – titular da seleção brasileira -, impondo a sexta derrota (2 x 0) ao Real Madrid, diante de 53.412 torcedores, seu segundo menor público do atual campeonato. O segundo gol foi do meia espanhol Ruben Pardo, aos 39 do segundo tempo, quando o estádio Santiago Bernabeu começou a ficar vazio.

SAIU VAIADO – O time do Real Madrid saiu vaiado no intervalo e ficou com menos um aos 16 do segundo tempo, com o segundo cartão amarelo do atacante Lucas Vazquez, expulso, depois de quase empatar no último lance do primeiro tempo, ao acertar a trave do goleiro argentino Geronimo Rulli, 26 anos, 1,90m, um dos destaques da Real Sociedad. Casemiro cometeu o pênalti, no primeiro minuto, ao agarrar e derrubar o meia espanhol Mikel Merino. William José converteu batendo bem no meio do gol.

Twitter LaLiga

VINÍCIUS JÚNIOR – Pela primeira vez, o ex-Flamengo jogou do início ao fim. Criou poucas, mas boas chances que Benzema e Lucas Vazquez não aproveitaram, mas finalizou mal em apenas três chutes na direção do gol. Escalação: Courtois, Carvajal, Varane, Sergio Ramos (cap) e Marcelo (Sergio Reguillón, 32 do segundo tempo); Modric, Casemiro (Isco, 13 do segundo tempo) e Kroos (Ceballos, 35 do segundo tempo); Lucas Vazquez e Benzema. Antes do jogo, o zagueiro Sergio Ramos exibiu a taça do terceiro título mundial de clubes que o Real Madrid ganhou no final de 2018 na decisão com o Al Ain, dos Emirados Árabes.

VAGA NA CHAMPIONS – A sexta derrota fez o Real Madrid, com 30 pontos, cair para o quinto lugar, que não dá direito à vaga na Liga dos Campeões 2019-2020. A vaga ficou com o Alavés, com 31 pontos, que sábado (5) ganhou de virada (2 x 1) do Valencia. Em sua edição online, Marca, principal jornal esportivo espanhol, destacou: “O Real Madrid de Solari é uma ruína. Ou entra em ação ou joga o restante da temporada no lixo”. O técnico argentino Santiago Solari voltou a ser alvo de muitas críticas.

MARCELO EM QUEDA – O desempenho do lateral-esquerdo carioca Marcelo, 30 anos e desde 2007 no clube, voltou a ser contestado: “Marcelo já não se apresenta tão bem na marcação e nos avanços, em que sempre foi tão eficiente e perigoso. Ele já não tem mais o mesmo impacto. No lance do pênalti que Casemiro cometeu, Marcelo estava mal colocado e não é exagero dizer que obrigou o companheiro a fazer a falta na área” – resumiu o analista do jornal Marca.

TRÊS DESTAQUES – Na Real Sociedad, que conseguiu a sexta vitória em 18 jogos, mereceram elogios as atuações do goleiro Geronimo Rulli, argentino de 26 anos, 1,90m, emprestado pelo Manchester City até 2021; do zagueiro mexicano canhoto Hector Moreno, 30 anos, 1,82m, campeão holandês no PSV e no AZ Alkmaar, após ganhar o Mundial sub-17, e o brasileiro William José, atacante de 27 anos, revelado no CRB de Maceió, e na Espanha desde 2014. Ele acaba de renovar contrato até 2021.