PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DO MAIOR TORNEIO DE CLUBES DO MUNDO, a União Europeia de Futebol viu-se obrigada a repetir o sorteio dos jogos das oitavas de final da Liga dos Campeões, nesta 2ª feira (13), na sede da cidade de Nyon, na Suíça, em virtude de problema técnico com o software de um fornecedor de serviços terceirizado. “Não havia outra solução, a fim de mantermos a correção do sorteio” – resumiu o francês William Gaillard, diretor da UEFA.

“LAMENTÁVEL E DIFÍCIL DE ENTENDER” – resumiu Emílio Butragueño, de 58 anos, vice-presidente do Real Madrid, artilheiro, seis vezes campeão espanhol e duas vezes campeão da Liga dos Campeões. O maior vencedor do torneio, com 13 títulos, disputará o mata-mata com o PSG, dia 15 de fevereiro em Paris, e dia 9 de março em Madrid. O Real Madrid foi 1º do Grupo D, com 5 vitórias e 1 derrota, e o PSG, 2º do Grupo A, com 4 vitórias e 1 derrota.

“JOGAREI ATÉ MORRER” – diz Sergio Ramos, de 35 anos, agora no PSG, após 671 jogos e 101 gols, 22 títulos e o recorde de 15 anos marcando gol e eleito melhor jogador de defesa, ao ter que enfrentar o Real Madrid, que defendeu em 16 temporadas consecutivas. Gostaria que o adversário fosse outro porque todos sabem o carinho que tenho pelo Madrid, mas o destino é caprichoso, e em certos casos, como agora, até cruel”.

“DECISÃO CORRETA. A FALHA TERIA QUE SER CORRIGIDA” – disse o alemão Jurgen Klopp, de 54 anos, técnico do Liverpool, um dos três com 100% de aproveitamento – 6 jogos, 6 vitórias -, primeiro do B na fase de grupos. A Inter, que ficou em 2º no Grupo D, com 10 pontos, 3 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, receberá o Liverpool dia 16 de fevereiro, no estádio Giuseppe Meazza, em Milão, e fará o jogo de volta, dia 8 de março, no estádio Anfield Road, em Liverpool.

NENHUMA RECLAMAÇÃO – O Chelsea, do técnico alemão Thomas Tuchel, de 48 anos, campeão europeu, e o Lille, campeão francês, não reclamaram da repetição do sorteio. 2º do Grupo H com 13 pontos, o Chelsea fará o primeiro jogo no estádio Stamford Bridge, em Londres, dia 22 de fevereiro, e visitará o Lille, do técnico francês Jocelyn Gouverneck, de 49 anos, 1º do Grupo G, com 11 pontos, dia 16 de março, no estádio Pierre-Mauroy, no Norte da França. 

“SEM NENHUMA SUSPEITA” – Resumiu o espanhol Josep Guardiola, de 50 anos, técnico do Manchester City, 1º do Grupo A, com 4 vitórias e 2 empates, dizendo que “não só os técnicos e os jogadores erram, mas também os computadores”. O adversário será o Sporting, do técnico Ruben Amorim, de 36 anos, 2º do Grupo C, com 3 vitórias e 3 empates, com o 1º jogo dia 15 de fevereiro, no estádio José Alvalade, em Lisboa, e o 2º, dia 9 de março, no Etihad Stadium, em Manchester.

FIM DE LINHA DO BENFICA – O ex-zagueiro Erik ten Hag, de 51 anos, técnico do Ajax, 1º do Grupo C, com 100% de aproveitamento – 6 jogos, 6 vitórias -, disse que “o sorteio é o fim de linha do Benfica”, do técnico Jorge Jesus, de 67 anos, com quem jogará dia 22 de fevereiro, no estádio da Luz, em Lisboa, e dia 15 de março, na Arena Cruyff, em Amsterdam. 2º do Grupo E, o Benfica teve 2 vitórias, 2 empates, 2 derrotas e saldo negativo de 2 gols (7 a 9).

CALENDÁRIO PREOCUPA – Massimiliano Allegri, de 54 anos, técnico da Juventus, diz que “o calendário nos preocupa pelos jogos com pouco intervalo”, o que também é ressaltado por Unai Emery, de 50 anos, técnico do Villarreal. Em 1º no Grupo H, com 5 vitórias e 1 derrota, a Juventus fará o 1º jogo dia 22 de fevereiro, no estádio El Madrigal, e receberá o Submarino Amarelo, 2º do Grupo F, com 3 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, dia 16 de março, no Allianz Stadium, em Turim.

EM BUSCA DE CRÉDITO – O mata-mata entre Manchester United, do técnico alemão Ralf Rangnick, de 63 anos, 1º do Grupo F, com 3 vitórias, 2 empates, 1 derrota, e Atlético de Madrid, do técnico argentino Diego Simeone, de 51 anos, 2º do Grupo B, com 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, será em busca de crédito, devido à campanha ruim na fase de grupos. O Atlético terá que decidir no Stamford Bridge, dia 15 de março, após o 1º jogo em seu Wanda Metropolitano, dia 22/2.

O GRANDE FAVORITO – Alemães e ex-zagueiros, Matthias Jaissle, de 33 anos, do Salzburg, da Áustria, 2º do Grupo G, com 3 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, e Julian Nagelsmann, de 34 anos, do Bayern Munique, 100% no Grupo E – 6 jogos, 6 vitórias -, farão o confronto dos técnicos mais jovens da Champions 2021-22. Primeiro jogo dia 16 de fevereiro, na Arena Red Bull, em Salzburgo, na Áustria, e o 2º, dia 8 de março, na Allianz Arena, do grande favorito Bayern, em Munique.

A MENOS QUE A ZEBRA decida entrar em campo, no mata-mata das oitavas de final, em que o gol fora de casa deixa de ser critério de desempate, os oito que deverão se classificar para as quartas de final da Champions 2021-2022, pelo que realizaram até agora, são Bayern, Liverpool, Manchester City, Ajax, Juventus, Chelsea, Manchester United e Real Madrid, recordista de títulos (13) do 2º maior torneio de clubes do mundo, depois da Copa do Mundo.

Foto: CNN Brasil