Faltando ainda duas rodadas, o FC Porto é campeão português pela vigésima nona vez em sua história de 126 anos, com os 2 x 0 da noite de ontem (15) sobre o Sporting, no estádio do Dragão, na cidade do Porto, onde os torcedores saíram às ruas para comemorar. Os gols foram no segundo tempo, do apoiador Danilo Pereira, de 28 anos, africano da Guiné-Bissau, completando de cabeça o escanteio do lateral gaúcho Alex Telles aos 28, e do atacante Moussa Marega, de 29 anos, francês naturalizado malinês, com assistência do volante brasileiro Otávio aos 48 minutos.

MARCA IGUAL – O ex-atacante Sergio Conceição, de 45 anos, nascido em Coimbra, é técnico do Porto desde 2017 e conseguiu um feito só alcançado por José Mourinho, quando dirigia o Porto, e pelo inglês Jimmy Hagan, quando comandava o Benfica: ganhar do Sporting e do Benfica no turno e no returno. No atual campeonato, ganho com duas rodadas de antecedência, o Porto, do técnico Sergio Conceição, venceu o Benfica (2 x 0 na Luz e 3 x 0 no Dragão) e venceu o Sporting (2 x 1 no Alvalade e 2 x 0 no Dragão). 

SERGIO CONCEIÇÃO foi carregado pelos jogadores e lançado ao alto no gramado depois da premiação da entrega das medalhas. Quando atendia os jornalistas, na entrevista coletiva, não esperava um banho de champanhe francesa, levada pelo presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, de 82 anos, o mais longevo no cargo, há quase 38 anos, desde 17 de agosto de 1982, e recém reeleito para mais quatro anos de mandato, até 2024. O Porto disputará a fase de grupos da Champions League 2020-2021.

HOMENAGEM – O goleiro Iker Casillas deverá ser homenageado pelo Porto em um dos dois jogos restantes, substituindo o argentino Agustin Marchesin. Casillas foi contratado em julho de 2019 e disputou 156 jogos, até sofrer infarto do miocárdio no treino do dia 1 de maio. Recuperou-se, mas não voltou a fazer parte do elenco. Agora, os torcedores pedem ao clube que o escale como homenagem a um profissional correto desde o primeiro dia. Bom lembrar: Casillas foi capitão da Espanha no único título mundial em 2010 na primeira Copa na África.

O PORTO ganhou o campeonato pela vigésima nona vez, mas o Benfica ainda é o líder das conquistas com 37 títulos, o que confirma a supremacia dos maiores times portugueses. O Sporting, de Lisboa, só foi 18 vezes campeão. A polícia do Porto interditou a área do estádio do Dragão para evitar aproximação dos torcedores, que fizeram carreata por vários pontos da cidade. Desde o recomeço do futebol, o Porto ganhou seis dos oito jogos, sofrendo apenas uma derrota e um empate.

FRAUDE FISCAL – Enquanto o Porto comemora, o Benfica vive dias atribulados com o presidente Luis Filipe Vieira, empresário de 71 anos, sob ameaça de processo por fraude fiscal. Ele é acusado do pagamento de 1.800 mil euros por serviços de informática não prestados ao clube. A chamada Operação Saco Azul é um dos temas mais comentados entre os torcedores, e a casa do presidente do Benfica amanheceu pichada ontem (15): “Rua”, “Sai do Benfica”, “Pede demissão”.

Fotos: EuroNews, Observador,