A ELIMINAÇÃO DO BENFICA DA TAÇA DE PORTUGAL, ao perder por 3 x 0 para o Porto, na noite desta quinta (23), diante de 46 mil torcedores no estádio do Dragão, não provocou reação imediata sobre a possível demissão de Jorge Jesus, mas pode ajudar o Flamengo a ter a volta do técnico, que havia dito na véspera “ser impossível sair agora”. Os torcedores do Benfica devem voltar a pressionar a direção do clube, mas o presidente Rui Costa não se mostra disposto a ceder.
O ASSISTENTE JOÃO DE DEUS substituiu Jorge Jesus na área técnica, de vez que o treinador continua suspenso e teve que assistir de um dos camarotes do estádio. Perguntado na entrevista coletiva, se vão continuar, sorriu e disse: “Posso responder, creio que sim, porque temos contrato, e o clube não nos falou que vamos sair. Estamos tristes com o resultado, mas vamos continuar trabalhando com a mesma aplicação de sempre”.
O PORTO ELIMINOU O BENFICA pela sexta vez em 18 confrontos e terá como adversário nas quartas de final da Taça de Portugal o modesto Leça FC, da freguesia de Leça da Palmeira, distrito do Porto, que há 109 anos oscila entre a 2ª e 3ª divisão. Também cumprindo suspensão, o técnico Sergio Conceição, do Porto, substituiu o goleiro Diogo Costa, de 22 anos, nascido na Suíça, pelo argentino Agustin Marchesin, de 33 anos, que reapareceu muito bem.
A TROCA DE GOLEIRO DO BENFICA, saindo o grego Vlachodimos, de 27 anos, destaque na classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões, para a entrada do mineiro Helton Leite, de 31 anos, que há tempos não jogava, causou estranheza, inclusive nos torcedores, em bom número no estádio do Dragão. Helton Leite falhou nos dois primeiros gols, ao rebater bolas altas, como no lance do segundo gol, em que foi encoberto pelo meia Vitinha, de 21 anos.
JORGE JESUS RECEBEU DUAS CRÍTICAS, não só dos torcedores, mas dos analistas, por ter escalado o Benfica mais preocupado em se defender. O técnico tirou o artilheiro ucraniano Roman Yaremchuk, reduzindo o poderio ofensivo, e o substituiu pelo meia marroquino Adel Taarabt, uma das figuras mais apagadas do jogo em que o Benfica quase nada criou. Se voltar a perder do Porto na próxima 5ª (30), pelo Campeonato Português, Jorge Jesus deve ser demitido.
EVANILSON, CEARENSE DE 22 ANOS, revelado no Fluminense – 10 jogos, 5 gols -, foi vendido ao Porto em setembro de 2020 e fez a melhor apresentação, marcando o 1º e o 3º de pé esquerdo, aos 30 segundos e aos 7 minutos, e participou do 2º gol do meia português Vitinha. Quase no fim do 1º tempo, Evanilson foi expulso pelo árbitro Fabio Veríssimo, ao atingir com o cotovelo o meia alemão Julian Weigl.
O PANORAMA POUCO MUDOU na volta do intervalo porque o Porto neutralizou bem a tentativa de reação do Benfica. O zagueiro argentino Nicolás Otamendi teve gol de cabeça bem anulado aos 33 minutos, porque Pizzi estava impedido ao fazer o cruzamento. Aos 38, Otamendi foi expulso, ao atingir o lateral cearense Wendell, e saiu reclamando muito com o árbitro, que teve atuação segura. O zagueiro Fabio Cardoso, do Porto, teve gol anulado por impedimento aos 43.
FC PORTO – Agustin Marchesin, João Mario, Fabio Cardoso, Mbemba e Zaidu; Otavio (Sergio Oliveira), Uribe, Vitinha (João Marcelo) e Luis Diaz (Toni Martinez); Taremi (Wendell) e Evanilson. Se vencer o Benfica na próxima 5ª (30), o Porto abrirá 7 pontos de vantagem (44 a 37), e além de se manter invicto, imporá a 3ª derrota ao arquirrival. O vice-líder Sporting, que só perde do Porto no saldo de gols, jogará com o Portimonense, 6º com 24, 4ª (29), em Lisboa.
BENFICA – Helton Leite, André Almeida (Lazaro), Otamendi e Vertonghen; Gilberto (Everton Cebolinha), Julian Weigl, João Mario (Pizzi), Taarabt (Yaremchuk) e Grimaldo; Rafa Silva e Darwin Nuñez (Seferovic). O Benfica é 3º com 37 pontos, 12 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, saldo de 34 gols (46 a 12). A goleada de 7 x 0 do Benfica no Belenenses, em 27 de novembro, foi confirmada pela Liga Portuguesa, sem que os times tenham que voltar a disputar outro jogo.
TÉCNICO MANTIDO – A eliminação do Braga, da Taça de Portugal, derrotado pelo Vizela por 1 x 0, gol do ponta Nuno Moreira, de 22 anos, aos 8 minutos, levou o presidente Antonio Salvador, de 51 anos, no cargo há 18 anos, a declarar após o jogo, que o técnico Carlos Carvalhal, um dos pretendidos do Flamengo, está mantido. E foi além: “Não vale a pena perguntar de novo porque ele continua técnico do Braga até o final do campeonato” (maio de 2022).
PAULO SOUSA, técnico da seleção da Polônia, que tenta vaga para a Copa de 2022, também decidiu cumprir o contrato. Diante disso, o Flamengo terá que esperar, pelo menos mais uma semana, por outro mau resultado do Benfica, a fim de que seus dirigentes possam voltar ao Rio com Jorge Jesus para as festas da virada do ano. Se o Benfica demitir o técnico, ou abrir mão da multa de 6 milhões de euros (R$40 milhões), que o Flamengo quer evitar.
(Foto: EFE)