Poucas horas depois do tropeço do Benfica, que levou a virada de 4 x 2 do Santa Clara, o FC Porto reassumiu a liderança isolada com a goleada de 4 x 0 sobre o Boavista, no estádio do Dragão, onde o malinês Moussa Marega, de 29 anos, 1,87m, abriu e fechou o placar, aos 8 e aos 39 do segundo tempo, depois de amplo domínio, mas sem gol, antes da saída para o intervalo. Os outros gols foram de pênalti, do lateral brasileiro Alex Telles, aos 14, e do meia português Sergio Oliveira, aos 25.
21 VITÓRIAS – Orientado pelo técnico Sergio Conceição, de 45 anos, ex-meia-atacante do Porto em 2003-04, o time exerceu amplo domínio e criou boas chances no primeiro tempo, mas só conseguiu a vigésima primeira vitória em 28 rodadas ao voltar do intervalo. O Porto passou a ter vantagem dupla sobre o Benfica, nos pontos – 67 a 64 – e no confronto direto, de vez que venceu o arquirrival no turno e no returno. Os arquirrivais estão iguais no saldo de gols (38), mas o Benfica fez mais gols (59 a 56).
OS LÍDERES – Marchesin, Manafá, Mbembe, Pepe e Alex Telles; Fabio Vieira, Otavio, Danilo Pereira e Uribe; Moussa Marega e Fabio Silva. Na próxima rodada, segunda (29), líder e vice-líder serão visitantes: o Porto jogará com o Paços Ferreira e o Benfica com o Marítimo, na Ilha da Madeira. Campeão em 2017-18, o Porto tenta o vigésimo nono título, enquanto o Benfica, atual campeão, ainda espera reverter a situação para ganhar o trigésimo oitavo título.
RECORDISTA – Dos 47 técnicos campeões de Portugal, o carioca Oto Glória ainda se mantém como recordista de títulos: três com o Benfica, 2 com o Sporting. Oto Glória foi o técnico que levou Portugal à sua melhor colocação na história das Copas do Mundo, com o terceiro lugar em 1966, ao vencer a então União Soviética (hoje Rússia). Nessa mesma Copa, Portugal teve o único artilheiro da história dos Mundiais, o notável Eusébio, 11 vezes campeão português com o Benfica.
Fotos: SAPO Desporto