Em jogo isolado da abertura da vigésima oitava rodada, o FC Porto assumiu a liderança do Campeonato Português, ao vencer (2 x 0) o Boavista, décimo terceiro com 29 pontos, na noite de ontem (5), no estádio do Dragão. Os paraibanos Tiquinho Soares, cobrando pênalti aos 40 do primeiro tempo, e Otávio, de fora da área, aos 3 minutos após a volta do intervalo, fizeram os gols. O Porto tem 69 pontos com a vigésima segunda vitória, mas o Benfica, com 66, recupera o primeiro lugar, se vencer neste sábado (6) o Feirense, último colocado, no estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira.
OS PARAIBANOS – O atacante Tiquinho Soares, de 28 anos, é do município de Sousa, no sertão da Paraíba e joga em Portugal desde 2017, depois de ter iniciado no América de Natal e no Botafogo de João Pessoa. O meia Otávio, de 24 anos, nasceu em João Pessoa, mas nunca jogou em time paraibano. Foi do Santa Cruz, do Recife, e do Internacional, de Porto Alegre, transferindo-se em 2014 para Portugal, onde já recebeu a cidadania.
100 JOGOS – Antes do jogo, no vestiário do estádio do Dragão, o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, de 81 anos, homenageou o treinador Sergio Conceição, de 44 anos, nascido em Coimbra, onde há um estádio com seu nome, e todos da comissão técnica, que recebeu a camisa 100 personalizada, pelo centésimo jogo no comando do time. O Porto é o atual campeão e Sergio Conceição tenta o bi.
FAVORITO – A missão do Porto para ser bicampeão é bem complicada porque o título, em caso de empate nos pontos, não se decide pelos gols marcados ou pelo saldo de gols, mas pelo confronto direto entre os times. Nesse caso, o Benfica tem vantagem porque ganhou do Porto no turno e no returno. E também se fosse no saldo de gols a vantagem seria benfiquista. O Benfica marcou 73 gols e sofreu 23, e o Porto fez 58 e sofreu 17.
Foto: RTP / Fernando Veludo – Lusa