CRÉDITO: JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR
O FC Porto manteve a liderança isolada, mas não conseguiu bater o recorde de 19 vitórias consecutivas no Campeonato Português, ao completar sete temporadas sem vencer o Sporting, no estádio José Alvalade, em Lisboa, na noite deste sábado (12) pela décima sétima rodada. Depois de 14 vitórias e 2 derrotas, o Porto empatou pela primeira vez, mas preservou a diferença de seis pontos (43 a 37) sobre o vice-lider Braga, que também empatou (1 x 1) com o Portimonense, quinta-feira (10).A vantagem sobre o Benfica, terceiro colocado, que sexta (11) venceu o Santa Clara, nos Açores, caiu para 5 pontos (43 x 38).
SEM QUALIDADE – Sporting e Porto fizeram um jogo intenso, mas sem qualidade na noite deste sábado (12), na capital portuguesa, onde o Porto conseguiu vencer (2 x 1) pela última vez em 5 de outubro de 2001, com os gols de Lisandro Lopez e Bruno Alves, e João Moutinho, de pênalti, para o Sporting. O goleiro espanhol Iker Casillas, do Porto, só fez duas defesas no segundo tempo: aos 18, em chute do volante Bruno Fernandes e aos 41 em arremate do atacante sérvio Nemanja Gudelj.
100 JOGOS – O meia-atacante Nani, 32 anos, 1,75m, ambidestro, completou 100 jogos no Campeonato Português, mas não teve a atuação que os torcedores do Sporting esperavam. Luis Carlos Almeida da Cunha, o Nani, nasceu em Cabo Verde e está de volta ao Sporting, onde começou em 2005 e depois jogou, por empréstimo, no Manchester United, Fenerbahçe, Valencia e Lazio. Na seleção portuguesa, campeã da Europa em 2016, disputou 112 jogos e marcou 24 gols.
RESULTADO JUSTO – O zero a zero com o líder Porto foi considerado justo pelo técnico holandês Marcel Keizer, 49 anos, que há dois meses trocou o Al Jazira, dos Emirados Árabes, pelo Sporting. Já o técnico português Sergio Conceição disse que “o Porto foi muito mais objetivo e merecia ter saído com a vitória”. Foi o primeiro 0 x 0 em clássico no atual campeonato. O empate deste sábado foi o oitavo entre Sporting e Porto, que sofreu seis derrotas nos últimos 14 jogos como visitante em Lisboa. Nas duas próximas rodadas, o líder visitará o Desportivo Chaves e receberá o Belenenses, no estádio do Dragão.
VOLTA AO FLAMENGO – O FC Porto disse que não criará problema para a volta do lateral-esquerdo Jorge ao Flamengo, que o negociou em 2016-17 com o Mônaco, onde não se firmou e foi emprestado ao Porto. O carioca de 22 anos também não conseguiu espaço no time português, em que só atuou em três jogos, com o total de 152 minutos. O técnico Sergio Conceição não gosta do estilo dele: “É fraco na marcação e sem criatividade quando apoia”. No 0 x 0 deste sábado (12) com o Sporting, Jorge ficou na reserva.