O FC PORTO, do técnico Sergio Conceição, reassumiu a liderança do Campeonato Português, tratado em Portugal como Primeira Liga, com a virada sobre o Vitória de Guimarães por 2 x 1, na noite deste último domingo (28) de novembro, no estádio do Dragão. O inglês Marcus Edwards fez de pênalti o gol do Vitória de Guimarães aos 35 e o colombiano Luis Diaz empatou aos 38 e no 2º tempo deu assistência para Evanilson, ex-Fluminense, fazer o da virada.
O PONTA LUIS DIAZ, titular da seleção da Colômbia, é o artilheiro com 12 gols, seguido do uruguaio Darwin Nuñez, que marcou os três últimos da goleada de 7 x 0 da noite de sábado (27) do Benfica sobre o Belenenses, é o vice-artilheiro com 8. O Vitória de Guimarães jogou com 10 desde os 8 minutos do segundo tempo, devido à expulsão do zagueiro ganês Abdul Munin, por falta grosseira no atacante iraniano Mehdi Taremi, do líder Porto.
O SPORTING, atual campeão, manteve a vice-liderança ao vencer o Tondela por 2 x 0, no estádio José Alvalade, em Lisboa. O meia-atacante espanhol Pablo Sarabia, de 29 anos, emprestado pelo PSG, fez 1 x 0 aos 10 minutos, e o português Paulinho marcou o segundo gol, com assistência de Pedro Gonçalves, o Pote, aos 5 minutos do 2º tempo. O técnico espanhol Paco Ayestaran não dirigiu o Tondela porque contraiu infecção da Covid-19 e está em isolamento.
O FC PORTO está igual em pontos (32) e em vitórias (10) ao Sporting, mas com vantagem no saldo de gols (22 a 15) . O Porto marcou 30 gols e sofreu 8, e o Sporting marcou 19 e sofreu 4. O Benfica, líder por uma noite, voltou ao 3º lugar com 31 pontos, também com 10 vitórias, e saldo de 27 gols (34 a 7), depois do 7 x 0 no Belenenses, que continua tendo repercussão negativa e tratado em Portugal e em outros países da Europa como “o jogo da vergonha”.
Foto: Port FC / Facebook