O Fluminense não vai fazer sua Independência financeira, mas anunciou neste 7 de setembro a venda do atacante Evanilson, cearense de 20 anos, ao FC Porto, campeão português e especialista em bons negócios, ao vender na semana passada o atacante Fabio Silva, de 18 anos, por 40 milhões de euros – 240 milhões de reais – ao Wolverhampton, e vai pagar só 10% do que ganhou – 4 milhões de euros – 24 milhões de reais – pela compra de Evanilson, que já viajou para o Norte de Portugal.

O FLUMINENSE ainda tentou que Evanilson pudesse disputar o Fla-Flu de quarta (9), pela nona rodada do Brasileiro, mas o Porto não concordou, alegando que o atacante terá que se integrar ao elenco na pré-temporada, já iniciada, a fim de estrear na abertura da edição 87 do Campeonato Português, no jogo com o Sporting de Braga, dia 20, no estádio do Dragão. Evanilson fez o último jogo pelo Fluminense, dia 2, quando marcou o gol no 1 x 1 com o Atlético Goianiense, e não jogou com o São Paulo por estar suspenso.

EVANILSON, cearense de Fortaleza, é do Tombense, vice-campeão mineiro, que o emprestou ao Fluminense, com direito a 20% da taxa de vitrine, se a venda fosse feita até o final do empréstimo, em dezembro de 2021, mais 10% dos direitos econômicos, e 6% de futura venda do Porto a qualquer outro clube. O valor de mercado do atacante, que vai fazer 21 anos dia 6 de outubro, estava avaliado em 4 milhões de euros, o equivalente a 24 milhões de reais. As condições e o tempo de contrato dele com o Porto não foram anunciados.

ANTES MESMO da investida final para a compra de Evanilson, o presidente Pinto da Costa,  de 82 anos, do FC Porto, já vinha sendo orientado pelo técnico Sergio da Conceição, de 45 anos, que liberou a venda de Fabio Silva, de 18 anos, a mais grata revelação do futebol português dos últimos tempos, porque o atacante sempre revelou desejo de jogar na Inglaterra. O Porto fez um leilão e o Wolverhampton, do técnico português Nuno Espírito Santo, ex-goleiro de 46 anos, ganhou a concorrência do Crystal Palace, clube de 114 anos, da elegante Zona Sul de Londres.

O CAMPEÃO PORTUGUÊS também anunciou nesta segunda (7) a saída de outro jogador para o Wolverhamtpon, o meia Vitor Ferreira, de 20 anos, que participou de 12 jogos da campanha vitoriosa do Porto em 2019-20. Ele foi emprestado por 5 milhões de euros, com o clube inglês tendo o direito da opção de compra, por 20 milhões de euros – hoje 124 milhões de reais -, ao fim da temporada 2020-21, em junho. Vítor Ferreira, natural de Póvoa de Lanhoso, no distrito de Braga, é tido como outra boa revelação do futebol português.

FABIO SILVA terá como companheiros no Wolverhampton, de 147 anos, um dos clubes mais antigos da Inglaterra, fundado em 1887, dois brasileiros, o zagueiro Fernando Marçal, paulistano de 31 anos, lateral-esquerdo comprado do francês Lyon, e o atacante Leo Bonatini, mineiro de 26 anos, emprestado pelo Cruzeiro. Por sua vez, Evanilson vai encontrar no Porto o lateral gaúcho Alex Telles, o meia paulista Otávio e o atacante paraibano Tiquinho Soares. E terá que disputar posição com o malinês Marega, de 29 anos, 1,86m, um dos goleadores do time.

Foto: oGol