AGORA ÚNICO INVICTO, com a derrota da noite desta 6ª feira (7) do Sporting para o Santa Clara por 3 x 2 nos Açores, o Porto pode se isolar na liderança da Primeira Liga, como os portugueses tratam seu campeonato, se vencer o Estoril Praia, neste sábado (8), no estádio Antonio Coimbra da Mota, na Amoreira, pela 17ª rodada. Com mais de 25 infectados, o Estoril Praia, 5º colocado com 25 pontos, tentou adiar o jogo, mas o Porto, líder com 44, não concordou.

O SPORTING TENTAVA a 12ª vitória consecutiva, mas acabou perdendo a invencibilidade de 23 jogos, ao sofrer a primeira derrota para o Santa Clara, após 13 jogos. O time foi dirigido pelo assistente Carlos Fernandes, de 27 anos, devido à infecção do técnico Ruben Amorim, de 36 anos, que está em isolamento. Embora duas vezes em vantagem, o atual campeão teve no Santa Clara um adversário fisicamente forte e com muita disposição.

O VOLANTE LISBOETA João Palhinha, de 26 anos, abriu o placar aos 10 minutos, com chute forte da entrada da área, e o atacante baiano Jean Patric, de 24 anos, empatou de cabeça aos 29. Na volta do intervalo, o atacante espanhol Pablo Sarabia, de 29 anos, emprestado pelo PSG, fez o 2º gol do Sporting aos 5, e um minuto depois o meia gaúcho Lincoln empatou, e aos 33, deu assistência para o meia Ricardinho, de 23 anos, natural do Porto, fazer o gol da vitória. 

COM A 4ª VITÓRIA EM 17 JOGOS, o Santa Clara, dirigido há um mês pelo técnico interino Tiago Sousa, de 38 anos, natural de Vila Nova de Gaia, subiu para o 13º lugar com 16 pontos, com Marco Rocha, Pierre Sagma, João Afonso, Boateng Kennedy e Mansur; Lincoln, Anderson (Paulo Henrique) e Morita; Rui Costa (Bouldini), Jean Patric (Julio Romão) e Cryzan (Ricardinho). Com saldo devedor de 17 gols (17 a 34), pela primeira vez o time fez 3 gols em 1 jogo.

O SPORTING perdeu a invencibilidade, após 14 vitórias e 2 empates, com Antonio Adan, Lucas Neto (Tabata), Coates e Mateus Reis; Esgaio, João Palhinha, Mateus Nunes (Daniel Bragança) e Nuno Santos; Pedro Gonçalves, Paulinho e Pablo Sarabia. A equipe fez os 1.450 km de Lisboa aos Açores, arquipélago de origem vulcânica, no meio do Oceano Atlântico, em duas horas de voo bem tranquilo, tal qual o da volta à capital portuguesa.

EXPULSÃO – O meia Daniel Bragança, do Sporting, foi expulso aos 48 do 2º tempo por falta dura em Lincoln, após o árbitro Rui Costa, de 45 anos, da Associação de Futebol do Porto, rever o lance e substituir o cartão amarelo pelo vermelho. O jogo no estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, nos Açores, teve 45 faltas (17 do Porto), e o árbitro aplicou nove cartões amarelos, seis em jogadores do Santa Clara.

BAYERN LEVA VIRADA – No primeiro jogo de 2022, após as festas de Natal e Ano Novo, o Bayern – 10 vezes consecutivas campeão alemão – perdeu de virada por 2 x 1, em quatro minutos, para o Borussia Monchengladbach, na noite desta 6ª (7), na Allianz Arena, em Munique, na abertura da 18ª rodada. Lewandowski, artilheiro do campeonato com 20 gols, fez 1 x 0 aos 18; o meia alemão Florian Neuhas empatou aos 27, e o lateral austríaco Stefan Lainer fez o da virada aos 31.

SEM NOVE, ENTRE INFECTADOS e cedidos às seleções que estão disputando a Copa da África, o Bayern teve vários garotos na reserva, um deles o meia alemão Paul Wanner, de 16 anos e 15 dias, o mais jovem da história do clube e o segundo mais jovem do Campeonato Alemão, que substituiu o espanhol Marc Roca aos 30 do 2º tempo. Apesar da 3ª derrota, o Bayern manterá 6 pontos de vantagem na liderança, mesmo que o Borussia Dortmund, vice-líder com 34, vença fora de casa o Eintracht Frankfurt, neste sábado (8).

Foto: OJogo