O FC PORTO VENCEU O ARSENAL por 1 x 0, com o golaço de fora da área do atacante brasileiro Galeno, de pé direito, no ângulo esquerdo do goleiro espanhol David Raya, emprestado pelo inglês Brentford, aos 49 minutos do 2º tempo, levando ao delírio os 50.300 torcedores, lotação máxima do estádio do Dragão, na noite agradável de 15 graus desta 4ª feira (21), na maior cidade do Norte de Portugal.

O PORTO MANTEVE A ESCRITA de não perder em casa para o Arsenal, com a terceira vitória e um empate, e vai a Londres com a vantagem do empate no jogo de volta, dia 15 de março, no Emirates Stadium. O técnico espanhol Mikel Arteta, ex-meia de 41 anos do Arsenal, também ainda não venceu uma equipe portuguesa: 1 x 1 com o Benfica, 2 x 2 com o Sporting.

A SETE PONTOS DO LÍDER Benfica e do vice-líder Sporting, ambos com 55, o Porto vê o Campeonato Português como praticamente perdido, e tem na Liga dos Campeões a tábua de salvação da temporada 2023-2024, embora não deixe de reconhecer que suas limitações são bem claras, se comparadas às dos favoritos Real Madrid e Manchester City.

O PORTO EXERCEU AMPLO DOMÍNIO no 1º tempo, mas perdeu duas chances claríssimas com Galeno, que só desencantou nos acréscimos, ao marcar o golaço do 1 x 0 de fora da área. Maranhense de Barra do Corda, a 462 km da capital São Luis, Wenderson Galeno, de 26 anos, tem cidadania portuguesa desde julho de 2021 e já disputou 19 jogos pela seleção.

GALENO SAIU DE CASA aos 14 anos para realizar o sonho de ser jogador e foi negociado pelo Grêmio Anápolis, de Goiás, ao Braga, onde fez 23 gols em 113 jogos e foi campeão da Taça de Portugal, que o revendeu ao Porto por 9 milhões de euros em 2022. Na vitória do Porto sobre o Leverkusen por 2 x 0, Galeno marcou o milésimo gol de brasileiros em competições continentais europeias.

ALÉM DE GALENO, mais cinco brasileiros participaram da vitória do Porto: Evanilson (ex-Fluminense), Pepê (ex-Grêmio), Wendell (ex-Londrina) e os também já naturalizados Otávio (ex-Inter) e Pepe. No Arsenal, Jorginho, naturalizado italiano, Gabriel Magalhães e Gabriel Magalhães, e o 10º seria Gabriel Jesus, ainda em recuperação de lesão muscular na coxa.

A SITUAÇÃO DE OTÁVIO é bem diferente. Paraibano de 29 anos, saiu do Inter, bicampeão gaúcho em 2013-14 para o Porto, voltando agora por empréstimo, após ser vendido ao saudita Al-Nassr por 60 milhões de euros, recorde que superou os 50 milhões de euros da venda do zagueiro paulista Eder Militão ao Real Madrid em 2019. Otávio foi tricampeão português e da Taça de Portugal.

RECORDE NO EMPATE DO BARCELONA

O BARCELONA FEZ 1 x 0, com Lewandowski aos 14 minutos, mas Victor Osimhen empatou aos 30 para o Napoli, e a decisão da vaga nas quartas de final ficou para o dia 15 de março. Aos 16 anos e 223 dias, o atacante espanhol Lamine Yamal, filho de marroquino, tornou-se o mais jovem a participar da fase de mata-mata da Champions. Ele foi substituído pelo gaúcho Raphinha, aos 35 do 2º tempo.

O JOGO DA NOITE desta 4ª feira (21), no estádio Diego Armando Maradona, no Sul da Itália, diante de 49.529 torcedores, só foi bom na volta do intervalo, quando Napoli e Barcelona se lançaram mais ao ataque e conseguiram os gols. Mas o Barcelona teve rendimento superior e merecia a vitória, não alcançada pelas boas defesas do goleiro italiano Alex Meret, de 26 anos, 1,90m.

ARTILHEIRO E CAMPEÃO italiano de 2023-2024, Victor Osimhen reapareceu após ser vice-campeão da Copa da África, em que a Nigéria perdeu a decisão (2 x 1, de virada) para a Costa do Marfim. O técnico estreante do Napoli, Francesco Calzona, que assumiu dois dias antes, o substituiu logo após marcar o gol, por Giovanni Simeone, filho do técnico argentino Diego Simeone, do Atlético de Madrid.

SEGUIR NA CHAMPIONS é a única via de escape, econômica e esportiva, do Barcelona, atolado em dívidas, que beiram 900 milhões de euros. Após a temporada 2023-24, o clube catalão também ficará sem o técnico Xavi Hernandez. Na Champions, o Barcelona só ganhou 1 dos últimos 11 jogos fora de casa (5 empates, 5 derrotas). O Napoli, campeão em 2022-23, é apenas 9º na temporada italiana de 2023-24.

Fotos: MIGUEL RIOPA / AFP, LusoNotícias e FlashScore