Escolha uma Página

PORTUGAL foi o terceiro a se classificar com 100% de aproveitamento para as oitavas de final da Eurocopa, depois de Alemanha e Espanha, ao vencer a Turquia por 3 x 0, com show de bola, neste sábado (22), no Signal Iduna Park, em Dortmund.

EM SEU 87º JOGO, desde maio de 2017, o canhoto Bernardo Silva, que joga mais pela direita, marcou seu 11º gol, mas apenas o 1º em 15 jogos de Eurocopa e Copa do Mundo. Foi aos 21 minutos, após cruzamento do lateral-esquerdo Nuno Mendes.

LISBOETA DE 29 ANOS, Bernardo Mota Veiga de Carvalho e Silva é um dos notáveis da seleção das quinas, e do Manchester City, que o comprou por 48 milhões de euros do Mônaco, em maio de 2017, depois de ter sido campeão no Benfica e no Sporting.

GUARDIOLA sempre destaca a importância de Bernardo Silva, já com 346 jogos, 66 gols e 16 títulos no City, destacando-se a Tríplice Coroa de campeão inglês, Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões em 2022-2023. “Brilhante e humilde” – resume o técnico.

O 2º GOL FOI CONTRA do zagueiro turco Samet Akaydin, de 30 anos, do Fenerbahçe, aos 28 minutos, com recuo falho para o goleiro Allay Bayindir, de 26 anos, 1,98m, do Manchester United, que impediu a goleada, antes da saída para o intervalo.

CRISTIANO RONALDO bateu outro recorde, o de oito assistências para gols na Eurocopa, ao deixar o meia Bruno Fernandes, do Manchester United, livre para o 3º gol, aos 10 minutos. Cristiano Ronaldo igualou-se ao ex-meia Karel Poborsky, recordista de 118 jogos pela seleção tcheca, e hoje, aos 52 anos, presidente do Dínamo Ceske Budejovice, da região da Bohêmia.

DIOGO COSTA, Cancelo (Semedo), Pepe (Antonio Silva), Ruben Dias e Nuno Mendes; Palhinha (Ruben Neves), Vitinha (João Neves) e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Rafael Leão (Pedro Neto) e Cristiano Ronaldo, a seleção da 2ª vitória de Portugal.

PORTUGAL foi o 5º a vencer por 3 gols, depois de Espanha 3 x 0 Croácia, Romênia 3 x 0 Ucrânia, Turquia 3 x 1 Geórgia e Áustria 3 x 1 Polônia. A única goleada da Eurocopa 2024 foi a do jogo de estreia Alemanha 5 x 1 Escócia.

A BÉLGICA venceu a Romênia por 2 x 0, gols de Youri Tielemans e Kevin De Bruyne, no último jogo de hoje (22), tornando o Grupo E indefinido, com Eslováquia e Ucrânia também com 3 pontos e 1 vitória. As duas vagas serão decididas 4ª feira (26).

Fotos: site Oficial da UEFA / Getty Images